domingo, 21 de setembro de 2008

PEGA NA MENTIRA


Prefeito diz que vai criar cursos técnicos nos CEUS, mas barrou projeto aprovado pela Câmara que instituía o ensino profissionalizante no período noturno

RANIER BRAGON - FOLHA SPEM SÃO PAULOFABIO TAKAHASHIDA REPORTAGEM LOCAL
O prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição, vetou em julho do ano passado projeto que, hoje, figura como uma de suas principais promessas para a área da educação. Ao tratar do tema em sua propaganda de TV, Kassab ainda assume para si a paternidade de obras que, na verdade, são feitas pelo governo do Estado.Trata-se de criar cursos técnicos nos CEUs (Centro Educacional Unificado).

Em 2007, a Câmara Municipal aprovou projeto do vereador José Américo (PT) segundo o qual os CEUs seriam “utilizados, no período noturno, preferencialmente, para o ensino profissionalizante”.

Em 30 de julho, veto assinado por Kassab argumenta, primeiramente, que caberia aos gestores dos próprios CEUs decidir pela implantação ou não dos cursos técnicos.

Além disso, o veto do prefeito ressalta que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/ 96) determina que as prefeituras devam cuidar prioritariamente da educação infantil e fundamental, “permitida a atuação em outros níveis somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área”.

O déficit de creches hoje na cidade de São Paulo é de 110 mil vagas para crianças de zero a três anos e de 48 mil vagas para as de quatro e cinco anos.

“Em suma, seja por ferir a autonomia das escolas (…), seja por imputar ao município uma obrigação que, pela legislação magna da educação, não incumbe, prioritariamente, a esse ente federativo, o projeto aprovado não encontra razões para prosperar”, arremata o veto assinado por Kassab.

Hoje a sua propaganda de campanha traz a instituição dos cursos profissionalizantes nos CEUs como uma de suas principais bandeiras. “Agora, quero colocar curso técnico, curso profissionalizante [nos CEUs]. É mais oportunidade para a moçada que está aí batalhando por emprego”, disse o candidato no programa de TV da tarde do dia 10.

Neste mesmo programa, o locutor afirma que Kassab está construindo três Etecs (Escolas Técnicas Estaduais). Na verdade, a prefeitura apenas cede o terreno. Toda a construção e manutenção é de responsabilidade do Estado, por meio do Centro Paula Souza. A previsão de investimento da gestão José Serra (PSDB) para a construção dessas unidades é de R$ 23,7 milhões.

Em meio a imagens de Kassab, de capacete, visitando obras, o locutor diz: “O Kassab vai lá e faz. O Kassab não está fazendo as Etecs? A galera não tá gostando? Então, deixa o cara aí, gente”.A única menção ao Estado se dá no final, quando Kassab diz que fará “parceria com as escolas do Estado”.
Fonte: Blog do Frave.

Nenhum comentário: