segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dilma promete estender Prouni para Ensino Médio

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, prometeu nesta segunda (19) estender os benefícios do Programa Universidade Para Todos (Prouni) ao Ensino Médio. Se eleita, ela também pretende oferecer bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes pobres que desejam estudar em escolas particulares.

O programa, batizado por Dilma de Promédio, pretende oferecer financiamentos com prazos estendidos e juros reduzidos. Para os alunos que prestarem o serviço civil ao País, ou seja, que trabalharem em regiões mais afastadas em áreas prioritárias, como a saúde, a ex-ministra chefe da Casa Civil disse que vai garantir bolsas integrais.

"Queremos criar vagas nas escolas privadas usando dois mecanismos: bolsa, igual ao Prouni, e financiamento, com prazos muito longos e juros baixíssimos", afirmou, em entrevista concedida hoje à Rádio Paiquerê FM, de Londrina (PR). "Caso o aluno preste serviço civil, ele terá enormes descontos, e se for prestar serviços nos locais onde o Brasil precisa, como agente de saúde ou como técnico na área de saúde, o desconto poderá chegar a 100%."

ENEM - Dilma comentou os resultados do ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, divulgados hoje, e reconheceu as deficiências do ensino público quando comparado aos prestados por colégios particulares. "Ficou claro que escolas estaduais e municipais se saíram bastante mal", disse. "Considerando que 85% das escolas de Ensino Médio são públicas, nosso compromisso é com a melhoria dessas escolas, porque elas são mais fracas", afirmou.

Dilma disse ainda que vai qualificar e aumentar os salários dos professores de escolas públicas do Ensino Médio. "Você não atrai jovens para dar aula porque o que pagam para o professor é irrisório, então fica essa imensa carência de professores no Brasil".

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: