quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dilma:PSDB não tem credibilidade para propor programas sociais



Rodrigo Alvares

A candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, disse há pouco, em campanha na cidade de São José do Rio Preto (SP), que os governos do PSDB não têm credibilidade para propor programas sociais e que há uma desconfiança a respeito de seus adversários em cumprir metas nessa área. “Faça o que fizerem, a desconfiança a respeito dos governos do PSDB de cumprir programas sociais permanece”, disse a petista. “Não por causa das palavras, mas por atos e fatos que eles produziram ao longo dos governos”, completou a candidata.


A petista voltou a criticar compromisso assinado pelo seu adversário na disputa eleitoral, José Serra (PSDB), que garante a manutenção de programas sociais do governo Luiz Inácio Lula da Silva, como o Bolsa Família. Serra pretende entregar aos eleitores carta em que garante a permanência dos benefícios. Dilma afirmou ainda que, quando Serra foi prefeito de São Paulo, não fez um cadastro como deveria para implantação de um programa semelhante, referindo-se ao programa Renda Cidadã.


“Se quando estava no governo não fez o que prometeu, não pode, de maneira alguma, ter credibilidade para dizer que vai dobrar (o Bolsa Família).” De acordo com Dilma, a questão não é dobrar o valor do Bolsa Família, mas manter um programa que impede que os beneficiados vivam em situações de privação. “Não é possível que os programas sociais tenham marcas eleitorais. Tanto que começamos a implantar o Bolsa Família quando o País se recuperava de uma crise, da qual recebemos em 2002″, explicou a ex-ministra, numa crítica indireta ao governo tucano de FHC.


Mesmo lançando críticas contra os adversários, Dilma disse que não fará uma campanha de baixo nível e garantiu que manterá o padrão do debate com os seus concorrentes. “Eu tenho propostas, um conjunto de realizações a apresentar. Não tenho motivo para aceitar um debate em nível menor”, afirmou a candidata.

Nenhum comentário: