sexta-feira, 25 de março de 2011

Maior unidade política no Mercosul aprofundou integração e barrou Alca


Criação da Unasul, que abrange mais países do continente, teve importante papel de mediação em apenas três anos de existência       




São Paulo – A relação entre os países sul-americanos nunca foi tão intensa quanto nos últimos anos. Se é verdade que isso provocou acirramento em alguns episódios, também é verdadeiro dizer que o diálogo nunca rendeu tantos frutos. Passadas duas décadas da criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul), a integração produziu mais unidade política do que econômica, mas favoreceu à criação de outras articulações e foi importante para barrar a Área de Livre Comércio das Américas (Alca).


Embrião da integração regional no pós-ditaduras, o Mercosul nasceu sob a égide do intercâmbio estritamente econômico, preocupação central para os presidentes daquele momento, especialmente os de Brasil (Fernando Collor de Mello) e Argentina (Carlos Menem). Mas o avanço dos anos e o nascimento de governos mais preocupados com questões sociais e políticas deu novos frutos.


Reuniões entre chefes de Estado da região eram coisa rara nos primeiros anos. Um encontro realizado em 2000 em Brasília é considerado a I Reunião de Presidentes da América do Sul. Quatro anos depois, na terceira edição, nascia a Comunidade Sul-americana de Nações (Casa), uma sugestão da diplomacia brasileira para uma maior integração.
 
 
A Casa resultou na formação da União de Nações Sul-americanas (Unasul), ratificada em 2008 e com resultados expressivos acumulados nos poucos anos de vida. “A Unasul trabalhou a operacionalização do conceito da América do Sul e esse conceito provou ser extremamente interessante, tanto que a Unasul evoluiu muito rapidamente. Os países perceberam que em termos de defesa, de combate a problemas de saúde, de drogas, tinham muito o que fazer em conjunto”, defende o embaixador Antonio Simões, Subsecretário-Geral da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores.


Diferentemente de outros organismos multilaterais formatados na região – como a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Octa), de 1995, que pouco protagonismo teve desde sua criação – a Unasul precisou mostrar coesão em seus primeiros meses de vida. O episódio decisivo foi o apoio ao presidente da Bolívia, Evo Morales que, depois de sair vencedor de um referendo que poderia ter lhe revogado o mandato, passou a sofrer uma resistência agressiva da oposição baseada no leste boliviano.
Os demais chefes de Estado organizaram uma reunião de emergência na qual declararam total apoio ao presidente legítimo. Na sequência, uma comissão de representantes da aliança de nações foi à Bolívia e concluiu que camponeses haviam sido massacrados pelo governo de Pando, de oposição ao governo nacional.


Ainda mais complexa foi a situação entre Colômbia e Venezuela. Em 2008, o Exército colombiano violou o território vizinho sob o pretexto de combater grupos armados, o que desencadeou uma grande tensão entre os presidentes Hugo Chávez e Álvaro Uribe. Foi necessária uma intensa conversa entre ministros e chefes de Estado até que em 8 de março daquele ano fosse resolvida a situação durante a Conferência do Grupo do Rio, instituição que abriga países de América do Sul, Central e Caribe.


"Confesso que temi que pudesse haver (guerra) porque a relação entre Colômbia e Venezuela estava tão ruim que não se sabe", indica Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores durante o governo Lula. "De repente, começa a mandar tropa para a fronteira e a coisa sai do controle, sai um tiro errado, morre um sujeito e pronto. Essas coisas não são totalmente controláveis", especula.


Os presidentes da região voltaram a agir rapidamente quando uma insurreição ameaçou o governo do equatoriano Rafael Correa. Em conjunto, por meio da Unasul, os países indicaram que não tolerariam qualquer fuga à ordem institucional e pediram que os líderes golpistas fossem presos e julgados. De imediato, os chanceleres agendaram para a capital Quito uma reunião que visava a enviar um sinal claro de que não se aceitaria a queda de Correa, eleito democraticamente.


Em janeiro, o Itamaraty comemorou a entrada em vigor do Tratado Constitutivo da Unasul. Como o Uruguai aprovou a ratificação, chegou-se ao número necessário para que se tornasse válido o acordo, assinado também por Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O Congresso brasileiro, a exemplo de outros temas que dizem respeito à integração sul-americana, ainda não aprovou o tratado.


Parlamentares de PSDB e DEM consideram que haverá duplicidade de atribuições da união e do Mercosul. Amorim lamenta: “A única coisa triste da Unasul é que o Brasil tomou a iniciativa e vai ser provavelmente o último país a ratificar. E é por questões de política partidária, tenho certeza. Não posso falar em nome dele, mas nas conversas que tive com o presidente Fernando Henrique Cardoso – me dou com ele socialmente – é a favor.”

Alca

A evolução da integração regional na nova década foi importante também na hora de negociar a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), um acordo econômico entre os Estados Unidos e as demais nações americanas. A extensa negociação arrefeceu com o passar dos anos, à medida que não se encontrava um consenso em torno do tema, e no fim das contas os sul-americanos, liderados por Brasil e Argentina, ofereceram uma resposta unificada de negativa à Alca.


O embaixador Antonio Simões, coordenador para as negociações da Alca pelo Itamaraty, concorda que hoje se mostra acertada a decisão de recusar a parceria e cita o exemplo do Chile, que se abriu ao comércio com Washington, mas não conseguiu um crescimento expressivo de suas exportações. “Outra questão é que hoje o Brasil tem o pré-sal. Provavelmente todas essas licitações seriam vencidas por empresas norte-americanas e a possibilidade que a gente teria de utilizar isso como mecanismo de política industrial seria muito reduzida.”


Simões considera que, mais que a atitude das nações sul-americanas, o que contou para o fracasso na conversa foi a postura dos Estados Unidos. “É como se você convida alguém para uma festa e a pessoa aceita, mas na hora você diz que não tem lugar para fazer a festa, não tem comida, não tem cerveja, não tem salgadinho.”


Simbolicamente, uma das imagens que ficaram para a história quando se fala de Alca é a Cúpula das Américas, realizada em 2005 em Mar del Plata. Na realidade, a Contra-Cúpula, apoiada pela Venezuela, foi o que mais chamou atenção naquele momento. O ex-jogador Diego Maradona deixou a capital Buenos Aires com direção à costa em um trem no qual trazia uma comitiva contrária ao acordo. Lá, encontrou-se com Hugo Chávez, que convocou palavras de ordem que rodaram o mundo: “Alca, Alca, al carajo”.


Amorim, igualmente otimista quanto à integração latino-americana, mas mais comedido nas palavras, acredita que ainda há um caminho a percorrer no diálogo entre os presidentes da região. Ele defende que a unidade vista na Alca se mostre cada vez mais frequente a ponto de que os sul-americanos sempre apresentem posições conjuntas nas negociações internacionais. Testes não faltarão.

16 comentários:

VERA disse...

A ALCA foi o mais MAQUIAVÉLICO plano arquitetado pelos ianques pra se apossar de vez das Américas!!! Sabedores de que, naquele momento, os países eram DESgovernados por políticos SUBSERVIENTES, feito os demos-tucanalhas, que lhes entregariam o País de "papel passado"!!!

Felizmente, o Presidente Nunca Dantes venceu!!! A maioria dos brasileiros NÃO tem a mínima ideia do que se livrou, ao NÃO eleger o Zé-bolinha-baixaria-vendilhão, pra presidente!!!

Sinto um IMENSO ORGULHO por ter participado da Campanha CONTRA a ALCA, e ajudado a impedir que mais esse CRIME de LESA-PÁTRIA fosse praticado pela quadrilha demo-tucanalha!!!

VERA disse...

Esses presentes são "ninharia" perto dos MILHÕES que os demos-tucanalhas ROUBARAM e AINDA ROUBAM dos brasileiros e enviam a paraísos fiscais!!! Basta ler a MANCHETE POLICIAL de ontem:

"Tungano Pérfido Arida foi INDICIADO pela Satiagraha, por "GESTÃO FRAUDULENTA, QUADRILHA e E-V-A-S-Ã-O D-E D-I-V-I-S-A-S!!!

E esse é apenas UM dos milhares de CRIMES que os partidos da bandidagem e organizações criminosas demo-tucanalha cometem diuturnamente!!! Não fosse a mídia brasileira golpista e corrupta, os demos-tucanalhas NÃO passariam de Resende!!!

E AINDA tem TUNGANOTÁRIO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE INVEJOSO que tem a cara-de-pau de vir aqui defender esses CRIMINOSOS do colarinho branco e alma imunda!!!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anõnimo, não dianta, não vou permitir calúncia, mentira aqui.

Anônimo disse...

Cadê a auto-suficiência de petróleo alardeada pelo marketing da Petrossauro? Cadê o Programa do Álcool que iludiu o consumidor levando-o a adquirir carros com sistema Flex bi-combustível, equipamento que encareceu os automóveis.
Mais uma vez o Brasil recorre aos Estados Unidos. Desta feita para importar álcool com teor de água de 1%, inferior ao produto nacional. Incrível! Um país tropical bananeiro cuja cana-de-acúcar, que alimenta as usinas de álcool, cresce em qualquer lugar, passa importar álcool dos Estados Unidos, país desprezado pela malta petista que o acusa de 'império do mal', mas que na hora H é que salva a situação.
Ave, Tio Sam!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônimo, a falta de petróleo está ligada ao aumento de números de carros vendidos.Nunca antes da história deste país se vendeu tanto carro.São Paulo, por exemplo, tem uma frota de 7 milhões de carros, graças a redução das aliquotas do IPI.Nos tempos de FHC, pouqissimas gente tinha carro, carro era artigo de luxo, assim como era viajar de avião, só a classe média imbecilizada tinha carro e viajava de avião.Lula mudou tudo isso,Simples assim.

26 Março, 2011

VERA disse...

Esses TUNGANOTÁRIO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE INVEJOSO é mesmo um SUBSERVIENTE DESAVERGONHADO!!!

E não é que mesmo seu guru, o FGAGAC-INCOMPETENTE-DESONESTO, tendo sido ESCULHAMBADO pelo Bill Pinton, e o Tio Sam ROUBADO as riquezas do mundo todo, o sujeito ainda tem coragem de vir aqui ENDEUSAR os ianques???!

Eita gentalha com complexo de vira-latas, sô!!!

Anônimo disse...

Hummmmm! Importando etanol dos EUA. Será resultado da visita do Obrama?

Anônimo disse...

Sem ter conseguido conter a escalada de preços dos combustíveis, em razão da errada política ufanista e eleitoreira da autossuficiencia que levou o governo a perder o controle de preços e estocagem de combustíveis, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) viu-se, agora, obrigada a autorizar o aumento na quantidade de água no álcool anidro, que é misturado à gasolina vendida nos postos.
A mudança,dizem as autoridades governamentais, é temporária e visa permitir a importação de álcool dos Estados Unidos.
Desde ontem, o etanol anidro pode ter até 1% de água, que é a especificação no exterior. Antes, no Brasil, o teor máximo era de 0,4%. O limite para o etanol ser considerado anidro é 1% de água.
No longo prazo, a mudança pode ser prejudicial ao motor dos veículos basileiros.
Na prática, a incompetência gerencial das autoridades brasleiras pode causar prejuízos imensos ao nosso bolso.

Anônimo disse...

Muito bem, Anônimo! Você liquidou a "VÉIA" com duas cacetadas no cocoruto. Mas, cuidado com ela, pois está duplamente enraivecida: primeiro, pelo fato de que não consegue responder a nada com um mínimo de racionalidade e coerência, já quenão passa de uma imbecil; e, depois, porque pensa QUE VOCÊ SOU EU, e ela adora ser surrada por mim.

Seja como for, não a leve a sério, pois ela sofre de uma doença grave: a SÍNDROME DA VACA LOUCA!!!

Anônimo disse...

Quanto a você, "VÉIA", vá se queixar ao Sr. Terror das cacetadas que leva. Ele é queM incentiva vocÊ-ZINHA MULA-SEM-CABEÇA a destratar os comentaristas independentes do blog com as suas "lulices" (asneiras verdadeiramente "antalógicas", lulescas!). Incentiva e, depois, lhe dá cobertura, colocando-a na posição de vítima quando as agressões que você-ZINHA pratica lhe são devolvidas.

Só se ele for muito xucro mesmo para não ver que você-ZINHA "MUITAS 'MENAS' CABEÇAS" já foi totalmente desmoralizada no blog e que só cumpre, agora, o grotesco papel de boi de piranha.

Anônimo disse...

Quem assina os "dois últimos comentários sou eu, Isaías.

VERA disse...

ISSO é o que vc PENSA, TUNGANOTÁRIO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE DIREITALHA, que NÃO tem NADA melhor a fazer do que vir diuturnamente a um blog de ESQUERDA pra vomitar suas bestialidades, SE ACHANDO o último biscoito do pacote, e pensando (se é que ameba pensa!) que alguém aqui ACREDITA em UMA única palavra das boçalidades que escreve!!! Na tentativa desesperada de justificar os CRIMES da DIREITALHA DEMO-TUCANALHA e de colocar os petistas na mesma fossa infecta em que chafurdam os demo-tunganos- LADRÔES até de dinheiro da merenda de crianças pobres!!!

Anônimo disse...

Isso é o que EU-ZINHA MULA-SEM-CABEÇA "penso", como a PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA IMBECILÓIDE ESQUERDOPATA que sou, que NÃO tenho NADA melhor a fazer do que vir diuturnamente a um blog de ESQUERDA pra vomitar MINHAS bestialidades LULESCAS, ME ACHANDO o último biscoito do pacote, e pensando (se é que ameba pensa!) que alguém aqui ACREDITA em UMA única palavra das boçalidades que "escrevo"!!! Na tentativa desesperada de justificar os CRIMES da ESQUERDALHA PETRALHA e de colocar os petisTRALHAS fora da fossa infecta em que chafurdam, também, os seus comparsas de todos os partidos (levados à fossa peços próprios petralhas, que moram nela!), LADRÔES, como os PETRALHAS, até de dinheiro da merenda de crianças pobres!!!

Anônimo disse...

O MÓDULO DO MATA-BURROS FOI ATIVADO, E CONTÉM, AGORA, UM DISPOSITIVO ADICIONAL QUE LHE PERMITE BARRAR, TAMBÉM, "VACAS LOUCAS"!

Anônimo disse...

HAH... NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR A COSTUMEIRA SOPINHA DE LETRAS EM LULÊS, COMO RECIBO PASSADO DA SUA BOÇALIDADE.

VERA disse...

"Cacetadas"???! De quem???! De vc???! Ô COITADO!!! Vc não passa de um TUNGANOTÁRIO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE DIREITALHA, que não tendo NADA de melhor a fazer, passa seus dias e noites, escrevendo merda num blog de ESQUERDA!!! Certamente, esperando que os leitores cabeça do blog, acredite em suas patacoadas!!!

Vá dar seus pitacos imbecis nos blogs dos de sua laia, como o Cornudo noturno, que lá vc será aplaudido de pé!!!

Aqui NÃO, COVARDÃO!!!