terça-feira, 22 de março de 2011

Tarso Genro chama Battisti de 'prisioneiro político do STF'



O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), criticou o STF (Supremo Tribunal Federal) por manter preso italiano Cesare Battisti, apesar da decisão do ex-presidente Lula de rejeitar o pedido de extradição do terrorista feito pela Itália.


Ex-ministro da Justiça de Lula, Tarso concedeu a Battisti a condição de refugiado político, contrariando decisão por 3 votos a 2 do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), em 2009.


Para Tarso, Battisti está "ilegalmente preso".


"O Brasil tem um prisioneiro político e esse prisioneiro é do Supremo Tribunal Federal, que mantém preso um cidadão que recebeu refúgio do governo brasileiro", criticou o governador, ao proferir palestra em evento do Ministério Público do Rio Grande do Sul.


No último dia de seu mandato, Lula rejeitou o pedido de extradição feito pela Itália --onde Battisti foi condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos nos anos 70, quando atuava na organização terrorista Proletários Armados pelo Comunismo. Battisti nega os crimes e se diz vítima de perseguição política do Estado italiano.


Ainda na palestra, o governador afirmou que o tribunal ignorou a lei no caso Battisti ao não interromper o processo de extradição após a concessão do refúgio em 2009 e, mais tarde, ao não libertá-lo após a decisão presidencial de rejeitar o pedido italiano.


"O STF tomou duas decisões absolutamente e flagrantemente ilegais", declarou.


Na sua versão sobre os bastidores do caso, Tarso conta que estimulou seu então auxiliar Luiz Paulo Barreto a votar contra Battisti, para que depois ele, Tarso, concedesse o refúgio negado.
O petista diz que fez isso como forma de preservar o comitê.


"O Conare seria severamente massacrado pela mídia se concedesse o refúgio. Então quis avocar para mim esse desgaste, enfrentei de maneira bem fundamentada e não me arrependo", disse.

No final do discurso, Tarso atacou a mídia. Segundo ele. a imprensa trata de maneira "irresponsável" e "semeia infâmias" sobre o caso Battisti, sem dar espaço à contestação.


"Os colunistas entendem de tudo, de direito, de economia, de política, de Constituição, mas não podem ser contestados no mesmo espaço. Estou me referindo particularmente à imprensa do centro do país que eu felizmente neste momento eu não estou obrigado a ler todos os dias", ironizou.Folha.

9 comentários:

ProfeGélson disse...

Não julgo o caso mas o texto ficaria melhor assim: quatro ''supostos'' assassinatos(ele nega)!!!Abç!!!

Anônimo disse...

Acho que nem adianta mais gastar tinta com esse terrorista italiano. Por mim poderiam usá-lo como bucha de canhão na Libia e aí sim, teriam encontrado um final nobre para este criminoso.
O que mais me chamou a atenção neste post, nem foi também o Tarso Genro, pois não passa de um doido varrido, mas o Ministério Público do Rio Grande do Sul aceitá-lo para proferir uma palestra. Fico imaginando o nível deste pessoal que compareceu para ouvir as bobagens que este homem diz. Será que não tinham coisa melhor a fazer? Gaúchos, sinto dizer, mas vocês estão mal de Ministério Público, não é só de governador não!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Libertação, já, para Battisti.

Anônimo disse...

E o Toninho da Barcelona, Terror? Você deu sumiço nele, da mesma forma que o PT fez? Desse jeito você me expulsa do blog, pois detesto censura.

Anônimo disse...

ATENÇÃO, VÉIA PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA - TRANQUEIRA E TRAMBIQUEIRA:

O MÓDULO "MATA-BURROS" FOI ATIVADO, E BASTA, A PARTIR DE AGORA, QUE VOCÊ-ZINHA MULA-SEM-CABEÇA SIGA AS INSTRUÇÕES QUE JÁ LHE FORAM PASSADAS A RESPEITO DAS SUAS HORROROSAS SOPINHAS DE LETRAS! DIVIRTA-SE, TROUXA!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Deletei, sim.Já disse que não permito informações falsas, caluniosas aqui.

Anônimo disse...

Se é assim, você vai ter que deletar quase tudo o que posta aqui contra os comparsas do partido que o Estadão chamou de Partido da Bandidagem.

VERA disse...

E por que vc está "gastando tinta", seu TUNGANOTÁRIO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE PERDEDOR???!!!

Um DIREITALHA IMPRESTÁVEL feito vc é quem deveria servir de bucha-de-canhão para os líbios!!! Certamente não faria falta a ninguém!!!

DOIDO VARRIDO é quem aceita o FGAGAC-boca-de-suvaco pra proferir "palestras" sobre LIBERAÇÃO das DROGAS!!! Fico imaginando o NÌVEL desse pessoal que comparece para ouvir as bobagens que o Vendilhão-da-Pátria diz!!! Será que não tinham coisa melhor a fazer???! Gringaiada, sinto dizer, mas vcs estão mal de "plestrante", pois o sujeito NÃO vale a cueca que veste!!!

VERA disse...

E o Barros Munhoz, o Azeredo, o Arruda, a Yeda Cruzes, o Serrágio, o Alkimintiroso, o FagagaC-coomprador- de-votos, o Alberto Mourão, o EÍNdio-merendeiro, o Efraim-funcionários-fantasmas etc etc etc, vc também os esqueceu, TUNGANOTÁRIO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE PERDEDOR???!

E CAIA no seu "mata-burros", seu JEGUE!!!