domingo, 27 de março de 2011

Marinha ordenou a morte de militantes no Araguaia em 1972

Triste é saber que ainda há muita gente, inclusive aqui tem alguns, que defende esses milicos assassinos.A propósito, onde estava a força de coalizão que invadiu covardemente à Líbia que não defendeu os civis brasileiros, hein?

Documentos escritos pelo Comando da Marinha revelam que havia a determinação prévia de matar os integrantes da Guerrilha do Araguaia, e não apenas derrotar o maior foco da luta armada contra a ditadura militar.


Os papéis, de setembro de 1972, relatam a preparação da Operação Papagaio, uma das principais ofensivas das Forças Armadas contra o grupo criado pelo PC do B entre Pará, Maranhão e a região norte de Goiás, que hoje é o Estado do Tocantins.


A documentação a que a Folha teve acesso faz parte do acervo da Câmara dos Deputados. Era confidencial até 2010, mas foi liberado para consulta pública.


"A FFE [Força dos Fuzileiros da Esquadra] empenhará um grupamento operativo na região entre Marabá e Araguaína para, em ação conjunta com as demais forças amigas, eliminar os terroristas que atuam naquela região", afirmam duas "diretivas de planejamento".


Uma delas é assinada por Edmundo Drummond Bittencourt, comandante-geral do Corpo de Fuzileiros Navais. A outra foi escrita pelo contra-almirante Paulo Gonçalves Paiva. Nas duas, a ordem de "eliminar" os guerrilheiros surge no item "conceito das operações".


Os textos também dizem que seriam feitas ações para "impedir os terroristas que atuam na margem daquele rio de transporem-no para a margem leste, eliminando-os ou aprisionando-os".


A oposição entre "eliminar" e "aprisionar" confirma que o primeiro se refere à morte dos militantes, disse o historiador Jean Rodrigues Sales, autor de "A Luta Armada Contra a Ditadura Militar" (ed. Perseu Abramo).


"No episódio de repressão à militância armada, a política deliberada de assassinatos jamais foi admitida de forma oficial", disse Sales.


Segundo Criméia Schmidt de Almeida, ex-guerrilheira e estudiosa do conflito, "realmente [ainda] não havia registro disso [determinação prévia para matar]".


Relatório do Exército de 1974, quando quase todos os militantes do PC do B na região haviam sido mortos, fala na "eliminação" das "forças guerrilheiras", mas não de seus integrantes.


Para Taís Morais, coautora com Eumano Silva de "Operação Araguaia" (Geração Editorial), "militar não escreve ordem que não deve ser cumprida".


As "diretivas" corroboram relatos de testemunhas do conflito, segundo as quais, nos anos seguintes, comunistas foram mortos mesmo depois de serem presos.


Em um dos papéis a que a Folha teve acesso, a Marinha fala em oito guerrilheiros mortos "em combate" durante a Operação Papagaio --argumento que sempre foi usado pelas Forças Armadas para justificar mortes de resistentes na região.


Ainda não foi produzida uma narrativa oficial sobre a luta armada durante a ditadura --um dos objetivos da Comissão da Verdade, que o governo quer instituir.


Procurado na terça-feira, o Ministério da Defesa afirmou que, por não ter tempo de encontrar os documentos, não os comentaria.

Da redação, com informações da Folha.

16 comentários:

Anônimo disse...

Que haja a tal Comissão da Verdade. Mas que sejam ouvidas ambas as partes e que sejam exibidas provas de cada depoimento. Tudo aberto, sem segredos de justiça. A chamada guerrilha era composta por lideres comunistas que se mantiveram em maioria na retaguarda, e de ingênuos arrebanhados nas faculdades, alguns pelo espírito de aventura, e que se deixaram levar pelo canto de sereia daqueles lideres. Após várias tentativas de instalar um regime comunista no país, cometeram um erro de avaliação, criando a tal "guerrilha", mas esqueceram-se de que ao mesmo tempo, provocaram uma guerra que causou mortos e feridos em ambos os lados. Se eles estavam armados e dispostos a matar, por qual o outro lado não teria a mesma disposição? Finalmente, uma pergunta: o que faziam os "guerrilheiros" com suas baixas?

SHAMI disse...

ué?
As forças armadas(EXÉRCITO) foram lá para caçar nhambu e codornas?.
Quem sabe foram brincar de esconde-esconde.
Pernambucano tem cada uma.
abraços

Geopolêmica disse...

Tem gente que REALMENTE acredita que seria implantado um "regime comunista" no Brasil se os milicos não intervissem. Quando o cara é doente mental "terminal" não há tratamento que resolva.

VERA disse...

Que "AMBAS as partes", seu DEBILOIDE???!!! A parte dos milicos já foi ouvida, através dos paus-de-arara, dos afogamentos, dos choques elétricos, das bocas nos escapamentos, dos olhos FURADOS e das unhas ARRANCADAS em vida, das bombas no Rio Centro, nos desaparecimentos e nas MORTES!!! Pare de dar pitacos sobre o que NÃO entende, seu BOÇAL!!!

"Regime comunista" foi a alegação dos ianques que não queriam deixar de nos explorar, seu RETARDADO!!! E tivesse havido sequer UMA baixa do lado dos milicos, eles já teriam botado a boca no trombone, seu TONTO!!! A única baixa que houve do lado deles, foi a do tenente que foi explodido (Bem-feito!) pela bomba que estava em seu colo, e que pretendia explodir no meio de uma multidão que comemorava o dia do Trabalhador!!!

SR. TERROR,
Ontem assisti pela tevê Câmara a mais alguns depoimentos de pessoas que foram BARBARAMENTE TORTURADAS pelos milicos assassinos!!! É de CHORAR!!! E depois ainda temos que ler as bestialidades que esses IGNORANTES PAPAGAIOS do PIG que não sabem da missa a metade, vir aqui, escrever essas BABOSEIRAS!!!

Vão morar nos Steitis, seus TUNGANOTÁRIOS DIREITALHAS, ADORADORES DE MILICOS DITADORES E ASSASSINOS!!!!

Anônimo disse...

Os porta-vozes da comunidade gramsciana da idiotia coletiva sabem perfeitamente que os guerrilheiros do PC do B, de Amazonas e Grambois, INICIARAM a luta armada contra o povo brasileiro, que navegava no mar da Democracia.
Gratuitamente, infestaram a região folhetando e catequizando os seus habitantes, gente humilde, pobre e sucetível à lavagem cerebral dos arautos da verdade única, propagada pelos valentes da ideologia do terror leninista-stalinista.
Aqueles guerrilheiros - os jornalistas amestrados chamam-nos de "militantes"- armados para MATAR não admitiam que outra força empregasse os mesmos meios e o mesmo objetivo delles: ELIMINAR o inimigo - no caso as forças militares que REPRIMIAM
os covardes militantes, previamente treinados em Cuba, China e na ex-URSS, para a luta fratricida que iniciavam.
Os "jornalistas" aparentam desconhecer os objetivos de uma ação operativa de Força Regular ou Irregular (guerrilha),que é a ELIMINAÇÃO da ação inimiga, através do combate, podendo haver prisioneiros, desde que colocados fora de ação.
O "assassinato", como os amestrados jornalistas querem pincelar o quadro do Araguaia, por parte da força repressora, nunca existiu. O Genoíno é testemunha disso. Elles, os jormalistas, sabem que assassínios foram cometidos pelos próprios guerrilheiros CONTRA os seus cumpanhêros, nos horripilantes casos de JUSTIÇAMENTO "inter pares".
Vale ressaltar que esses justiçamentos ocorreram também a posterior, nas áreas urbanas das capitais, principalmente, onde atuavam os "aparelhos" ou as "células" dos valentes comunistas que explodiam civis e militares na calada da noite, assassinavam inocentes a tiros de metralhadoras e pistolas dentro dos seus automóveis, em frente dos seus familiares, e praticavam seqüestros e assaltos a bancos e residências.
Não podemos esquecer - e os jornalistas amestrados também não - a cruel e horrenda morte a que foi submetido o Tenente da PM de São Paulo, quando desarmado, aprisionado e amarrado (ou algemado) foi BONDOSAMENTE trucidado pelos valentes guerrilheiros comunistas, oportunidade em que estraçalharam o crânio do Tenente com a coronha de um fuzil. Esse grupo de valentes comunistas estava sob o comando de um TRAIDOR das FFAA, o desertor Capitão Lamarca.
Esses são os heróis que o quarteto que se intitula de jornalista quer impor aos leitores das gerações posteriores aos fatos da época ( é o que elles chamam de "reescrevendo a história" - omitindo a verdade, por óbvio).

Geopolêmica disse...

"Iniciavam a luta a rmada contra o povo brasileiro que navegava no mar da Democracia"???????? Realmente cara, você é um doente terminal e "o troço" já afetou seu cérebro!!
Democracia entre 1964 e 1985........só se for no EUA, França, Alemanha e vc está falando de um desses países.......

O TERROR DO NORDESTE disse...

Vera, voce falou e disse: shami e o anônimo são ditadores assassinos.Esses caras reclamam de Kadaffi, mas agem da mesma forma.São uns vermes.Que venha a Comisssão da Verdade.Que se preparem os amigos daquele regime.

VERA disse...

PARE de escrever sobre o que NÃO sabe, seu IGNORANTE!!! E onde estão as PROVAS de que algum tenente da polícia de SP foi "trucidado" por "guerrilheiros comunistas", seu imbecil???!!! Isso é INVENÇÃO da mídia golpista pra tentar justificar seus CRIMES de ter ajudado os milicos ASSASSINOS a TORTURAR e MATAR jovens IDEALISTAS que nada mais queriam do que a volta da DEMOCRACIA ao País!!! Teria sido mais fácil tomar a atitude do Zé-bolinha-covardão, que ao primeiro PUM dos milicos, FUGIU pro Chile e pros Steitis!!!

A direitalha defende os milicos TORTURADORES e ASSASSINOS, porque usufruíam das benesses propiciadas pelos DITADORES!!!

Foi uma luta desigual, semelhante à de Davi contra Golias, com a diferença de que o Golias tupiniquim venceu, pois estava fortemente ARMADO pelo Tio SAM!!! Só o que nos traz algum bálsamo à alma, é saber que, graças àqueles HERÓIS, hoje vivemos numa Democracia!!!

É!!! Mas talvez seja mesmo difícil prum TUNGANOTÁRIO entender a atitude daqueles jovens VALENTES e CORAJOSOS, pois é impressionante como a DIREITALHA é FISSURADA nos PINOCHELETIS da vida!!!

Anônimo disse...

O que os comunistas do Araguaia estavam tentando estabelecer, era um movimento guerrilheiro como o que hoje existe na Colombia, denominado farcs, muito defendida pela bandidagem petista. O mundo todo pede a destruição desses narcos/guerrilheiros, assim como o povo Brasileiro, na época, pedia a eliminação no Araguaia.

Numa rebelião no Carandiru, foram mortos 111 bandidos. Só protestaram alguns familiares, jornalistas e advogados ligados aos direitos humanos da bandidagem. Pergunte se o povo não gostou da atitude tomada pela policia. Lugar de bandidos e comunistas é no inferno

O TERROR DO NORDESTE disse...

Senhor, tens piedade desse rapaz!

Anônimo disse...

Quem conhece a selva e um pouco da história real dessa operação, sabe que os guerrilheiros torturava e matavam os que não colaboravam com eles. As FFAA tiveram que intervir para que a população local deixasse de sofrer com as "bondades" dos terroristas. Os acampamentos eram atacados e essa canalha queria que não houvesse resposta? A população local sendo ameaçada e morta pelos guerrilheiros, inclusive sendo forçada a alimenta-los e ingressar nos seus bandos deveriam ficar desassistida? Aí vem um vagabundo, se apega a uma palavra, palavra que normalmente é usada nos meios de repressão a bandidagem, e quer distorcer os fatos. Realmente essa canalha não tem limites. Hoje, os bandidos com essas ONGs que fazem suas defesas, com a canalha que se instalou no poder também a defende-los, vai nos levar ao caos. Hoje, bandido tem mais direito que o cidadão honesto que paga seus impostos para essa gangue que está no poder, criar leis e movimentos de defesa dessa canalha.

Anônimo disse...

eis seus #$%$ mal informados a lsta dos JUSTIÇADOS pelos próprios comunistas.Energúmenos

sintetizado no site “Quinto Poder”:

1 - Antonio Nogueira da Silva Filho, da VAR-Palmares, condenado ao “justiçamento” em 1969 (a sentença não foi efetivada por ter o “condenado” fugido para o exterior);

2 - Geraldo Ferreira Damasceno, militante da Dissidência da VAR-Palmares (DVD), “justiçado”em 29 de maio de 1970, no Rio de Janeiro;

3- Ari Rocha Miranda, militante da Ação Libertadora Nacional (ALN), “justiçado” em 11 de junho de 1970, por seu companheiro Eduardo Leite, codinome “Bacuri”, durante uma “ação”, em São Paulo;

4 - Antonio Lourenço, militante da Ação Popular (AP), “justiçado” em fevereiro de 1971, no Maranhão;

5 - Márcio Leite Toledo, da Ação Libertadora Nacional (ALN), “justiçado” em 23 de março de 1971 (ver primeiro parágrafo);

6 - Amaro Luiz de Carvalho, codinome “Capivara”, militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário(PCBR) e, posteriormente, do Partido Comunista Revolucionário (PCR), “justiçado” em 22 de agosto de 1971, em Recife, dentro do presídio onde cumpria pena;

7 - Carlos Alberto Maciel Cardoso, da Ação Libertadora Nacional (ALN), “justiçado” em 13 de novembro de 1971, no Rio de Janeiro;

8 - Francisco Jacques Moreira de Alvarenga, da Resistência Armada Nacionalista (RAN), “justiçado” em 28 de junho de 1973, dentro da Escola onde era professor, por um comando da (ALN). Maria do Amparo Almeida Araujo, então militante da Organização e, bem mais tarde, presidente do “Grupo Tortura Nunca Mais”, em Pernambuco, participou dos levantamentos que permitiram a realização do referido “justiçamento”. Hoje, em depoimento no livro “Mulheres que Foram a Luta”, do jornalista Luis Maklouf de Carvalho-1998, ela declara não saber quem realizou a ação, embora seja evidente que, para que o “justiçamento” pudesse ter sido realizado, ela devesse ter passado este levantamento para alguém;

9 - Salatiel Teixeira Rolins, do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), “justiçado” em 22 de julho de 1973 por militantes da Organização. Segundo Jacob Gorender, que em 1967 foi um dos fundadores do PCBR, em seu livro “Combate nas Trevas”, os assassinos não poderiam intitular-se “militantes do PCBR”, pois nessa época o “o PCBR não mais existia”.

No Araguaia, o PC do B justiçou Osmar, Pedro Mineiro e João Mateiro (estão na lista que já publiquei) e também o guerrilheiro (10) Rosalino Cruz Souza. Um outro de nome (ou codinome) (11) Paulo também teria sido assassinado, mas não há provas.
voltem para o livro de história cambada.
abraços

Anônimo disse...

Esse discurso é típico dos radicais da EPCAR. Barbacena tem o pior trânsito de Minas porque a EPCAR não aceita que a vila dos oficiais seja transferida para outro lugar, para se abrir uma avenida nova em direção a BR 040. Do centro para a rodoviária as vias de acesso se afunilam. Quando Barbacena não tinha corpo de bombeiros, a EPCAR se recusou a ceder o dela para apagar um incêndio numa casa da rua Moreira César, que acabou totalmente destruída.
Mas esta é a mentalidade dos direitalhas, que têm o povo como inimigo, porque o tio Sam assim lhes ensinou.
Gente como o Shami e o anônimo aprenderam a tal da doutrina de segurança nacional que os americanos criaram para os Estados Unidos, pois lá havia várias tensões: sulistas X yankees, católicos X protestantes, protestantes X judeus, negros X brancos, wasp's X hispânicos, negros X orientais. E os burros dos milicos aplicaram-na integralmente no Brasil, que não tinha tensões, sem nem ao menos adaptá-la para a nossa realidade. Desmintam-me se forem capazes.

Anônimo disse...

Com isso essa milicada burra acabou criando uma tensão entre civis e militares, direita e esquerda, patrões e empregados, latifundiários e mst.

Anônimo disse...

Pois é!!
A milicada não fez o serviço completo.

VERA disse...

O TUNGANOTÁRIO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE INVEJOSO E FANZOCA DOS BOLSONAROS NAZISTAS não entende um palmo adiante do nariz sobre o que aconteceu no Araguaia, e vem COPIAR aqui artigos da mídia golpista e corrupta que ajudou os milicos torturadores e assassinos, e espera que acreditemos nessa patacoada!!!

Só as mentes dementes da direitalha, adepta da pena de morte, poderia aceitar que a polícia entrasse num presídio, matando 111 presos!!!

Gostaria que entre os mortos estivessem os CRIMINOSOS do colarinho branco, pra ver se a canalhada pensaria da mesma forma!!!