sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ALIANÇA ESPÚRIA

Estou certo que 90% dos petistas não vêem com bons olhos a aliança, ainda que informalmente, formada entre tucanos e petistas mineiros, patrocinada pelo governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel com vistas à eleição ao cargo de prefeito de Belo Horizonte.

São várias as razões que levam os petistas a ficaram contra essa estapafúrdia aliança.

A primeira delas, é que Aécio Neves e Fernando Pimentel só estão pensando neles próprios. Nenhum nem outro está pensando na população de Belo Horizonte. Estão pensando, isso sim, nos seus futuros político-eleitorais: Àquele, está pensando diuturnamente na Presidência da República. E este, está pensando no Governo de Minas Gerais.Isso é fato, até Tiradentes e Aleijadinho sabem disso.

Neste ponto, é preciso dizer que, sem dúvida, o maior beneficiário com essa espúria aliança é o governador Aécio Neves, pois, seguramente, um enorme caminho vai estar aberto a sua pretensão rumo à corrida presidencial de 2010.Dilma que se cuide!Essa história que Belo Horizonte exige, devido à boa aprovação, constatada por pesquisas, dos dois nos seus respectivos cargos, que ambos caminhem juntos na eleição de 2008 é balela. Isso não tem o menor cabimento.Se for assim, é melhor extinguir todos os partidos, a começar por Minas Gerias, por Belo Horizonte.

A segunda delas, é que, não obstante haver semelhanças entre ambos os partidos, o PSDB defende bandeiras que o PT abomina, tais como: privatização de empresas públicas, aniquilamento de direitos dos trabalhadores, uso de violência contra os movimentos sociais, alinhamento automático às grandes potências, destacadamente com os EUA. Não quero nem comentar as maracutaias praticadas pelos tucanos, quando no exercício do cargo de presidente da República.O PT não defende nada disso, ao contrário, rejeita. Lula não vendeu nenhuma empresa estatal, Lula não perseguiu trabalhadores e movimentos sociais, Lula preferiu se aliar a Venezuela, Bolívia, Argentina, Uruguai, Chile a se aliar aos EUA.Só nestes aspectos, enxergo e, acredito, a maioria dos petistas, enormes diferenças entre o PT e o PSDB.

A terceira delas é que o candidato escolhido pelo PSB, com o aval de Aécio e Pimentel não é dos melhores, pesa contra ele denúncias sérias, havia dentro do PSB políticos mais honrados e mais competentes.Aliás, dentro do PT e da base aliada, havia nomes muitos melhores que o candidato do PSB, tais como Jô Moraes (PC do B), hoje candidata, Patrus Ananias, Luiz Dulci, Nilmário Miranda, Rogério Correia, os quatro últimos do PT. Mesmo reconhecendo que alguns deles aprovam a aliança entre o PT e o PSDB.Mas, mesmo assim, o PT teria hegemonia.

Ao contrário do que dizem alguns analistas, quem irá perder muito com a candidatura de Aécio à presidência da República é o PT, pois, sabidamente, Aécio é o candidato que mais agrega dentro do PSDB, tanto isso é verdade que o próprio Ciro Gomes, em entrevista à CartaCapital, disse estar disposto a abrir mão de sua candidatura à presidência para apoiar, desde que, óbvio, ele seja indicado a vice, uma chapa encabeçada por Aécio Neves.Por tais razões, entendo que o PT errou feio ao endossar essa aliança com os tucanos.

Márcio Lacerda)PSB-MG) hoje está ganhando nas pesquisas de intenções de voto graças ao rolo compresssor, inclusive, com a bênção da mídia mineira, montado por Aécio Neves e Pimentel, e não por mérito próprio.

Nenhum comentário: