sábado, 13 de setembro de 2008

COMENDO PELAS BEIRADAS

João da Costa cresceu até no eleitorado de Mendonça
Pesquisas do DiarioData Associados mostram fluxo de votos por regiões administrativas
Silvia Bessa, DP

A popularidade do candidato do PT à Prefeitura do Recife, João da Costa, cresceu com a migração de eleitores simpatizantes do ex-governador Mendonça Filho (DEM), do deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC) e com a adesão de recifenses antes indefinidos. O comparativo das intenções de votos das duas últimas pesquisas do DiarioData Associados esclarece uma das maiores dúvidas do debate político da capital nos últimos dias - "De onde vêm os votos de João da Costa?". João da Costa cresceu 14 pontos percentuais entre os dias 12 e 31 de agosto, período entre uma pesquisa e outra.
A reportagem comparou a tendência do eleitorado nos dois momentos, seguindo divisões por áreas da cidade. Considerou a preferência do eleitor em cinco Regiões Político-Administrativas (RPAs), que são conjuntos de bairros e servem de referência em estudos sobre densidades populacionais, para descobrir a origem dos novos eleitores de João da Costa. As conclusões: Mendonça perdeu eleitores sobretudo na RPA-1, situada na área central do Recife, onde se localizam os bairros de Santo Amaro, Cabanga e Coelhos, entre outros. Foram 11 pontos percentuais, numa área com mais de 78 mil moradores. Na mesma RPA, João aumentou o número de eleitores em 18 pontos percentuais. Cogita-se que houve uma migração de votos de Mendonça para João, a exemplo do caso de dona-de-casa Dilza da Silva (40 anos), que mudou de idéia após assistir os programas de televisão do PT (leia casos ao lado).
Cadoca perdeu mais pontos para o candidato petistaFoi na região do entorno dos bairros de Afogados e San Martin (da RPA-5) que Cadoca perdeu mais, de acordo com o comparativo. São pessoas como o jovem Moisés Carneiro de Oliveira, de 24 anos, morador de Jardim São Paulo. Na primeira pesquisa, Cadoca estava nesta RPA com 14% das intenções de votos; caiu para 3% na segunda pesquisa. Talvez esses números ajudem a esclarecer a queda de Cadoca na segunda rodada da sondagem (ele foi o único a cair, tendo 13% da primeira e 7% da segunda no total de intenções de votos napesquisa estimulada). Foi também nessa vizinhança que, proporcionalmente, João da Costa cresceu mais. Tinha, na primeira quinzena de agosto e antes dos guias eleitorais, 22%; pulou para 44%, no final de agosto. A RPA5, como explica o quadro ao lado, tem cerca de 248,4 mil pessoas (IBGE de 2000).A mudança de opinião de alguns eleitores que afirmavam não ter candidato (aqueles que dão "ninguém" como resposta aos pesquisadores) foi outro fator que contribuiu para a ascensão da campanha de João da Costa. Na RPA6 - região da área Sul do Recife e representante de bairros como Boa Viagem, Pina, Ibura - o quadro pode ter favorecido o PT.
Eleitores como seu José Hélio, até então sem opção, encamparam a candidatura de João da Costa. Os que diziam optar por "ninguém" ou que pretendiam votar nulo caíram de 14% para 6% na RPA. No mesmo intervalo de tempo, João da Costa saiu de 21% das intenções de votos para 34%. Cadoca teve uma oscilação negativa de 8 pontos percentuais e Mendonça de 5 pontos. Ressalta-se que aqui cadaponto tem um peso maior porque a população da RPA-6 é de 353,7 mil pessoas - a maior de todas. As pesquisas estão registradas no TRE sob os números 36/2008 e 44/2008. As duas têm margem de erro de três pontos percentuais. Foram feitas com a consultoria da empresa DP&M.

Nenhum comentário: