quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A MESMA SAFADEZA DE SEMPRE

10 DE SETEMBRO DE 2008

Mídia de SP prioriza noticiário negativo sobre Marta Suplicy
Levantamento do Observatório Brasileiro de Mídia informa que a candidata à Prefeitura de São Paulo Marta Suplicy (PT) atingiu na última semana o maior índice de notícias desfavoráveis nos jornais de maior circulação da capital: 40,8%.

Por Carla Soares Martin, no Comunique-se

A última pesquisa do Observatório — ONG ligada ao Media Watch Global — avaliou as notícias publicadas em cinco jornais — O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, Agora São Paulo, Jornal da Tarde e Diário de S. Paulo — dos candidatos Marta Suplicy (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Gilberto Kassab (DEM), Paulo Maluf (PP), Soninha Francine (PPS) e Ivan Valente (PSOL) à Prefeitura de São Paulo. Entre 30/08 e 05/09, a ONG classificou as matérias como favoráveis, desfavoráveis, equilibradas e ambíguas (quando não se podia identificar o teor delas).

Segundo o coordenador técnico do Observatório, Alexandre Souza, o motivo das notícias negativas em relação a Marta está na crítica feita na última semana ao projeto de ampliação do metrô e das reações da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. "Nenhum candidato recebeu, até agora, um grau de criticidade de um projeto de campanha como Marta Suplicy", diz Souza.

Em entrevista ao Comunique-se, Marta afirmou que a imprensa não tem privilegiado nenhum candidato.

Melhor avaliação: Kassab

O candidato Gilberto Kassab teve, na semana passada, o maior índice de notícias favoráveis. Entre os fatos relevantes, Souza cita o aumento nas intenções de voto, a boa avaliação do governo e do programa eleitoral. Kassab teve 52,3% de notícias favoráveis, contra 9% de matérias desfavoráveis.

Alckmin esteve presente em 35,6% de notícias favoráveis e 24,4% de notícias desfavoráveis.

Sobre o número de notícias em geral publicadas nos jornais, Marta teve a maior exposição (27,8%), seguida de Alckmin (25,6%), Kassab (25%), Maluf (10,8%), Soninha (4,5%) e Ivan Valente (2,8%). O Observatório também faz menção a Kassab como prefeito (1,7%).
Comentários.
Toda eleição é assim.
Na eleição de 2006 Lula foi vítima dessa safadeza do imprensalão.
Isso é vergonhoso.

Nenhum comentário: