quarta-feira, 10 de setembro de 2008

NADA QUE ABUNDA PREJUDICA


Petrobras confirma mais 4 bilhões de barris na Bacia de Santos


Com isso, o total a ser explorado em Tupi e Iara equivale ao total das reservas provadas, de 12,2 bi de barris
Da Redação Estadão.

SÃO PAULO - A Petrobras confirmou na tarde desta quarta-feira, 10, a existência de óleo leve na camada pré-sal da Bacia de Santos, no campo de Iara - localiza-se ao norte de Tupi, a cerca de 230 km do litoral da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d'água de 2.230 metros. A estimativa de produção é de até 4 bilhões de barris de petróleo e gás - um terço das reservas totais de petróleo do País, em 12,2 bilhões de barris. Óleo leve é o tipo de petróleo com qualidade melhor, que exige um processo de refino mais simples.


Assista ao vídeo de Lula na inauguração do pré-sal

Á área é explorada pelo consórcio formado por Petrobras (65%), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), dentro do bloco BM-S-11, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos. "Quando do anúncio da descoberta de óleo leve em 07 de agosto de 2008 em Iara, o poço ainda encontrava-se em perfuração na busca de objetivos mais profundos", explica a nota da Petrobras.

No caso de Tupi - poço BRSA-369A-RJS (1-RJS-628A) -, a estimativa de volume recuperável é entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural. Ou seja, o total a ser explorado em Tupi e Iara equivale às reservas provadas no País.

Segundo a empresa, "a qualidade e a espessura porosa dos reservatórios portadores de óleo revelaram-se melhores que as expectativas iniciais". Ainda de acordo com o fato relevante, a descoberta foi comunicada hoje à Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Iara é o oitavo prospecto (área com potencial petrolífero) confirmado na área do pré-sal da Bacia de Santos - nos últimos meses, além de Tupi, a empresa anunciou descobertas nos prospectos Guará, Júpiter, Bem-Te-Vi, Parati, Caramba e Carioca. Atualmente, a companhia mantém perfurações em Guará e Júpiter, para avaliar as descobertas.
Comentários.
Que venha mais.
Nada que abunda prejudica.Não é diferente com o petróleo.

Nenhum comentário: