quarta-feira, 17 de setembro de 2008

ÓTIMA NOTÍCIA


Brasil passa a produzir genérico do anti-retroviral Efavirenz

Hércules Barros - Correio Braziliense



Publicação: 17/09/2008

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quarta-feira (17/09) que o Brasil deve começar a produzir o genérico do medicamento anti-retroviral Efavirenz no primeiro semestre do próximo ano. "Pela primeira vez o Brasil consegue desenvolver o princípio ativo de um medicamento que era protegido por patente", ressaltou Temporão. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que vai produzir o medicamento, aguarda o registro do antiretroviral na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo o Ministério da Saúde, 200 mil brasileiros convivem com Aids no país hoje, dos quais 80 mil usam o medicamento."Esse genérico brasileiro tem no organismo humano os mesmos efeitos do medicamento de marca de referência", destacou o ministro. O licenciamento compulsório do Efavirenz foi decretado em maio de 2007, depois de sucessivas negociações com a empresa detentora da patente, a Merck Sharp & Dohme.
De acordo com o ministério, a medida tem o objetivo de eliminar a dependência estrangeira do medicamento e incentivar o complexo produtivo brasileiro.Desde o licenciamento compulsório, o Brasil vinha comprando o genérico do remédio produzido pela Índia a US$ 0,45 por cada comprimido de 600mg. Antes pagava US$ 1,59 ao laboratório por cada unidade de mesmo peso. Segundo o ministério, durante as negociações para a redução de preço, a empresa havia proposto corte de apenas 2%.

Nenhum comentário: