sábado, 15 de agosto de 2009

Pesquisa Vox Populi :Eduardo "estraçaia" Jarbas

Eduardo muito além das oposições para 2010 Sucessão


Pesquisa Vox Populi aponta vantagem confortável do governador sobre Jarbas


Pesquisa do Vox Populi, encomendada com exclusividade pela Band, aponta que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), larga com situação confortável na disputa pela reeleição em 2010. Eduardo lidera as intenções de votos com folga em todos os cenários montados pelo estudo. Os dados da pesquisa mostram também que o bom desempenho eleitoral vem respaldado pelos números positivos na avaliação da admistração do socialista à frente do governo do estado. Somando-se as respostas "bom" e "ótimo", o desempenho dele chega a 62% contra apenas 12% de "ruim" e péssimo" (veja os números completos da avaliação nos quadros ao lado).

Entre os dados apresentados pelo Vox Populi, os que chamam mais atenção são os percentuais atingidos por Eduardo quando ele é confrontado com o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Neste cenário, socialista registra uma boa vantagem, com 60% das intenções de voto, contra 28% do senador peemedebista. É preciso levar em consideração a margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de julho e 3 de agosto de 2009, com mil entrevistados de 47 municípios pernambucanos.

A vantagem do governador é ainda maior quando confrontado com o deputado federal Raul Henry (PMDB), com 70% contra 8%, respectivamente. No terceiro cenário, que envolve uma disputa com o deputado federal Raul Jungmann (PPS), o governador apresenta 72% das intenções, contra 4% de Kátia Telles e 4% do próprio Jungmann. A vantagem é semelhante quando o opositor de Eduardo Campos é o senador Sérgio Guerra (PSDB), onde o primeiro aparece com 71% contra 4% do tucano.

Outro dado bastante relevante. Na pesquisa espontânea, quando os nomes são apontados pelos próprios entrevistados, Eduado Campos lidera com 26%, seguido por Jarbas Vasconcelos (9%), Mendonça Filho (1%) e João Paulo (1%). Do total de entrevistados, 58% não souberam responder.

O único ponto do pesquisa que não é totalmente favorável ao governador é o que mede o índice de rejeição entre os nomes colocados na disputa em 2010. Questionados se existe algum candidato em que não votariam de jeito nenhum, 9% dos entrevistados apontaram que nunca escolheriam Eduardo Campos, 3% Kátia Telles, 3% Edilson Silva e 2% Sérgio Guerra. Jarbas foi rejeitado por apenas 1% dos entrevistados.

O socialista também lidera com folga no seguinte indicador levantado junto aos entrevistados: "Qual destes candidatos, em sua opinião, tem mais chance de ganhar as eleições para governador, mesmo que você não vote nele?". Eduardo Campos aparece em primeirto lugar, com 61%; em seguida vem Jarbas Vasconcelos (26%), enquanto Raul Henry, Sérgio Guerra, Edilson Silva e Kátia Telles surgem com 1%, cada.

Perfil - O levantamento procurou atingir uma amostra de entrevistados de perfil plural, respeitando os indicadores sociais e econômicos do estado. Além das principais cidades de Pernambuco, como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina e Caruaru, os questionários também foram aplicados em municípios menores, como Itaíba, Altinho, Jataúba e Solidão.

Um total de 78% dos entrevistados reside em área urbana e 22% na zona rural. Apenas 8% dos entrevistados possuem curso superior, enquanto 27% concluíram o ensino médio e 41% estudaram até a 4ª série do ensino fundamental. O levantamento encomendado pela emissora foi divulgado nacionalmente pelas emissoras afiliadas da Band, incluindo a TV Clube, em Pernambuco.

Nenhum comentário: