sábado, 30 de janeiro de 2010

Dilma conhece marqueteiro de Obama e quer twittar na campanha


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), foi apresentada nesta sexta-feira a Scott Goodstein, um dos coordenadores da campanha na web do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Em visita à Campus Party Brasil, Dilma afirmou que pretende usar o Twitter em sua campanha se for mesmo confirmada sua candidatura à Presidência neste ano.

Hoje, Goodstein ficou esperando pela ministra, que se atrasou, por cerca de duas horas. Quando ela finalmente chegou ao envento, eles conversaram em uma sala reservada por cerca de três minutos. A assessoria de Dilma não confirmou se o marqueteiro participará da campanha.

Em seu discurso, a ministra afirmou que a internet estará presente na campanha de todos os candidatos neste ano e que está aprendendo a usar o Twitter. "Eu acho que essa eleição vai abrir espaço para sinalizar a importância da internet no processo político brasileiro. Não acredito que essa eleição possa passar sem os blogueiros, sem os twitteiros (usuários do twitter) no debate e na opinião dentro da internet. Isso só contribui para o País, para a manifestação da diferença de opiniões", afirmou a ministra. "Tenho dado umas twitadas", disse.

No evento, Dilma voltou a negar que seja candidata a presidência da República. "Eu não posso me afirmar candidata, não sou candidata de mim mesma. Só quando o Partido dos Trabalhadores se reunir no congresso, a partir de fevereiro, e me indicar, eu serei (candidata). E isso não é uma questão formal. Isso é uma questão de respeito político ao partido ao qual eu sou filiada."


A ministra também se encontrou com o Lawrence Lessig, professor da faculdade de Direito de Stanford, nos EUA, e um dos maiores defensores dos licenciamentos livres para a distribuição de bens culturais digitais, quando discutiram a nova lei de direitos autorais brasileira.

"Segundo ele, nossa lei vai ser uma das mais avançadas no mundo. Nosso marco civil entende que a internet não pode ser objeto de uma regulamentação que estreite o acesso, que torne a internet sujeita a cesura ou a restrições", disse. Dilma acredita que a nova lei esteja pronta ainda no primeiro semestre de 2010.

Na chegada ao evento, Dilma foi "apresentada" a um robô. Desenvolvido pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o robô é feito com o objetivo de interagir com as pessoas. A ministra cumprimentou o robô e também tirou foto com muitas das pessoas que estavam no local.

Pretensão


Mais cedo, em Jacutinga (MG), Dilma afirmou que "gostaria de ser a sucessora" do presidente Lula, de acordo com a Globonews. A ministra, que costuma a evitar dizer que é pré-candidata, fez as afirmações na inauguração de um gasoduto da Petrobras.

Agência Brasil.

Nenhum comentário: