sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Igreja Católica tem moral para chamar Lula de Herodes?

22 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por divulgar meu video!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Stefano, desulpa por eu não citar a fonte.Vi este video, ao que parece, aqui num comentário.Naquele momento não achei interessante postar, posto que eu estava aguardando um pronunciamento da CNBB sobre o CNDH3, este veio agora e eu aproveitei a deixa.Hoje, na hora da postagem, rodei várias postagens para saber quem me indicou o video, mas não encontrei o autor do comentário, como salvei o video nos meus favoritos, fui lá, o encontrei e postei.O crédito é todo seu.Obrigado pela observação.Abraços.

blog do mello disse...

A desnutrição infantil foi reduzida em mais de 40% nos últimos anos. Nas grandes cidades
pouquíssimas vezes vemos aquelas crianças famélicas de outras épocas, graças ao bolsa família e outros programas de transfeência de renda as nossas crianças hoje já comem mais de uma vez ao dia. A espectativa é de que até 2016 tenhamos um percentual da pobres semelhante ao dos paise desenvolvidos. Claro está que isso acontecerá se mantivermos as mesmas políticas ou se consigamos melhorá-la. Temos, se aproximando, os recursos advindos do pré-sal. Isso pode até mudar para melhor.
A igreja católica, pela voz de um reacionário como esses, perdeu ótima chance de ficar calada.

Anônimo disse...

blz... ah.. vc deve ter ficado surpreso com o video todo

O TERROR DO NORDESTE disse...

Mello obrigado pela visita. Seu blog é um dos mais de 60 que eu acesso.Stefano, confesso-te que não fiquei tão surpreso assim com o vídeo.Para quem leu História da Riqueza do Homem, de Leo Hubernan, este video é fichinha em se comparando com o que a Igreja Católica praticou no período feudal, na época das Cruzadas, no combate à usura, quando não era ela a beneficiária, claro, na luta contra as corporações dos artesãos.De todo modo, renovo o agradecimento.

Anônimo disse...

quem vai gostar desse vídeo é seu conterrâneo... o Dom José...
http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/03/04/urbana1_0.asp

Unknown disse...

Eu nunca vi tanta asneira junta em um único vídeo.
Ora, a história relata que a terra que hoje é Itália, pertenceu no passado à Igreja, que foi usurpado pelo governo italiano.
No tratado de latrão, os líderes da Igreja católica oficializaram sua desistência de reivindicar as terras que no passado lhe pertenciam.
O autor julga que mostrar simples fotos antigas em que aparecemos líderes da Igreja católica sendo fotografados junto com o líder do governo italiano, por ocasião da assinatura desse tratado, provaria que a Igreja estaria apoiando o governo italiano.
Ora, a Igreja católica não tinha motivo algum para apiar um governo que sempre lhe foi hostil e que usurpou as terras que lhe pertenciam.
Se a Igreja católica teria apoiado o fascismo italiano, porque não há nenhum documento oficial da Igreja em que esse apoio esteja consignado?
Pode até um padre italiano aqui ou ali tenha apoiado o fascismo, mas isso nunca foi a posição oficial a Igreja.
O mesmo se diz da asneira (pura maldade) do autor em afirmar que a Igreja católica teria apoiado o Nazismo.
Ora, Hitler jamais foi católico.
A história registra que, depois dos judeus, os católicos foram aqueles que mais sofreram perseguição nazista.
Quantos padres e freiras perderam suas vidas em campos de concentração nazista?
Maxmiano Kolpe, Padre Tito, Edith Stein, etc. são só alguns religiosos que deram a vida em campos de concentração nazista, que morreram simplesmente, porque eram católicos e, por isso, eram odiados pelo nazismo.
O fato do papa Pio XII, antes de ser papa, ter sido líder católica na Igreja da Alemanha não o faz ser nazista.
A propósito, eu acredito que o ódio a Pio XII se explica por ele ser um papa que amou Maria, mãe de Jesus, tendo declarado oficialmente que Maria é concebida sem pecado e que Maria foi assunta ao Céu, o que irritou os crentes, que odeiam a Mãe de Jesus.
Mas, jamais Pio XII teria apoiado o Nazismo ou teria algum ódio a judeus.
Muito pelo contrário.
A História registra que Pio XII pagou à Hitler o resgate para que os judeus da Itália não fossem deportados pelos nazistas.
Que Pio XII salvou o maior número possível de judeus.
que Pio XII autorizou pela primeira vez que mosteiros e conventos situados em territórios ocupados pelo nazismo pudessem esconder judeus.
No mais, a história registra que essa campanha de difamação contra Pio XII é coisa recente.
Enquanto viveu, foi reconhecido como construtor da paz.
Julgo suficiente citar que, por ocasião do funeral de Pio XII a primeira ministra Golda Meir, reconhecendo o esforço desse santo papa em salvar o maior número de possível de judeus, afirmou explicitamente que ali estava "o maior construtor da paz que o mundo conheceu".
Enfim, documentos históricos revelam que Pio XII foi um homem digno.
É mais confiável seguir esses documentos do que se basear em deturmações que só surgiram muito posteriormente.
Obras do sr John Cornwell ou as baboseiras desse vídeo não tem a consistência de uma vida toda levada por esse homem santo e digno.
Quanto ao texto em si, a Igreja católica tem sim moral para falar o que quiser de quem for.
Afinal, a Igreja católica é considerada a instituição mais confiável pelo povo brasileiro.
E essa confiança não está somente no fato dela produzir muitas pessoas santas e dignas (infelizmente os inimigos da Igreja só se lembram dos maus filhos da Igreja), mas está no fato da Igreja católica ser a instituição fundada por Jesus, que Jesus chamou e assegurou que assistiria essa Igreja TODOS OS DIAS, até o fim dos tempos, para que ela nunca se afastasse de pregar fielmente a Palavra de Deus, mesmo que isso as vezes desagrade, mesmo que seja para corrigir uma baboseira dita por um presidente que é popular, mas que não é infalível.

Anônimo disse...

"Eu nunca vi tanta asneira junta em um único vídeo."
claro... claro... tudo ke é contra a igreja é asneira!!

"Ora, a história relata que a terra que hoje é Itália, pertenceu no passado à Igreja, que foi usurpado pelo governo italiano."
ah é?? ne?? então a nação italiana pertencia ao papa.. essa foi boa!!
a igreja ganhou poder graças a grande farsa constantinense..

"No tratado de latrão, os líderes da Igreja católica oficializaram sua desistência de reivindicar as terras que no passado lhe pertenciam."
desistiram... mas ganharam o estado soberano vaticano em troca de servilismo a Mussolini.. meu caro... nada é de graça

ei;;; quem tomou as "terras catolicas" foi Garibaldi e liberais italianos....."

"Se a Igreja católica teria apoiado o fascismo italiano, porque não há nenhum documento oficial da Igreja em que esse apoio esteja consignado?"

como se fosse necessario documento... partindo dessa logica poderia pedir documento pra q provasse por exemplo... ke Hitler aprovou o Holocausto.

"Pode até um padre italiano aqui ou ali tenha apoiado o fascismo, mas isso nunca foi a posição oficial a Igreja."
a igreja e sua ambiguidade e falsidade...

"O mesmo se diz da asneira (pura maldade) do autor em afirmar que a Igreja católica teria apoiado o Nazismo."
sei.. e os padres saudando Hitler??

"Ora, Hitler jamais foi católico.
A história registra que, depois dos judeus, os católicos foram aqueles que mais sofreram perseguição nazista."
Jamais foi católico?? ele nasceu na Austria.. nação profundamente católica e foi batizado criança...

catolicos sofreram perseguição nazista?? se fosse assim.... Hitler jamais teria sido aliado do PADRE Jozef Tiso, ditador nazicatolico eslovaco.. ou dos catolicos ditadores Franco e Pavelic.

"Quantos padres e freiras perderam suas vidas em campos de concentração nazista?
Maxmiano Kolpe, Padre Tito, Edith Stein, etc. são só alguns religiosos que deram a vida em campos de concentração nazista, que morreram simplesmente, porque eram católicos e, por isso, eram odiados pelo nazismo."
Foram mortos por motivos politicos.... somente.... falemos dos não-catolicos convertidos a força e/ou mortos pelo regime nazicatolico de Ante Pavelic....

e mais Pio XII ficou sabendo dessas atrocidades nazicatolicas e nada falou... mesmo sabendo que tinham padres envolvidos....

tambem nada falou contra o padre Tiso (1 "Hitler" de batina)...

caro Luis... tente outra vez..seus argumentos me divertem

Anônimo disse...

você falou de maus filhos da igreja?? esses maus filhos que não são punidos por Roma....
a igreja ... pra punir padre (ou fiel) "moderninho" e "progressista"... é rápida e certeira.... sabe disparar condenações excomunhões ec. no ato!!!
Quando se trata de padre e fiel envolvidos em ditaduras, crimes etc.
aí a igreja .... finge que não vê.....

Anônimo disse...

"que Pio XII autorizou pela primeira vez que mosteiros e conventos situados em territórios ocupados pelo nazismo pudessem esconder judeus."

Sei... faltou falar que ele permitiu que padres abrigassem nazistas nos mosteiros e conventos depois da guerra... pra depois fugirem da Europa pra não pagarem por seus crimes... Operação ODESSA e Ratlines... se chamou....
os mais famosos prelados envolvidos na ajuda aos nazis foram Alois Hudal, Draganovic e Montini (futuro Paulo VI)

Unknown disse...

“claro... claro... tudo ke é contra a igreja é asneira!!”

Luiz Ed->. Eu jamais afirmaria que tudo que é “contra a Igreja católica é asneira”. Ainda que considere a Igreja uma instituição santa, acredito que seus filhos podem errar. Fanatismo está em dirigir seu ódio a toda a Igreja católica, pelo fato de um bispo católico brasileiro ter repreendido o presidente Lula, por ele ter pronunciado uma frase infeliz. Fanatismo é considerar Lula SEMPRE INFALÍVEL. Enquanto o católico considera o papa INFALIVEL SOMENTE na hora em que ele fala oficialmente em matéria de fé e moral, o senhor parece considerar o presidente Lula INFALÍVEL SEMPRE, até mesmo quando ele faz um comentário infeliz, em matéria que não é do seu domínio, sobre Jesus e Judas.

“ah é?? ne?? então a nação italiana pertencia ao papa.. essa foi boa!!”

Luiz Ed -> Exatamente. Incrível que o senhor não saiba que onde hoje é a Itália no passado pertenceu a Igreja católica, que só depois do Latrão, é que a sede da Igreja passou a se limitar ao Estado do Vaticano.


“a igreja ganhou poder graças a grande farsa constantinense...”

Luiz Ed -> “Farsa Constantinense”? Constantino, ainda que não tenha sido nenhum santinho (só foi batizado no leito da morte) e que tenha se intrometido em assuntos administrativos da Igreja, causando perturbação na Igreja, ele favoreceu sim a Igreja, permitindo que o Evangelho fosse pregado em todo o império romano, difundindo para outros países, então pagãos. Provavelmente sequer nós hoje conheceríamos o Cristianismo, se Constantino não tivesse favorecido a Igreja, ajudado-a a difundir o Evangelho naquela época.


"No tratado de latrão, os líderes da Igreja católica oficializaram sua desistência de reivindicar as terras que no passado lhe pertenciam. os líderes da Igreja católica desistiram de reivindicar as terras que no passado lhe pertenciam... mas ganharam o estado soberano vaticano em troca de servilismo a Mussolini.. meu caro... nada é de graça”

Luiz Ed-> Não. O Vaticano é o pedaço que SOBROU das Terras que JÁ PERTENCIAM a Igreja católica. Se a Igreja tivesse servido a Mussolini teria concordado em deportar para campos de concentração os judeus de Roma. Não foi isso que foi feito por Pio XII, que pagou a Hitler o preço do resgate para que eles não fossem deportados.


“ei;;; quem tomou as "terras catolicas" foi Garibaldi e liberais italianos....."

Luiz Ed -> Exatamente. Isso aconteceu por ocasião da revolução que criou o Estado da Itália. Desde essa época havia o letígio entre a Igreja católica e o governo da Itália. A Igreja sempre reivindicou essas terras, que lhe pertenceram. Só no Tratado de Latrão a Igreja oficializou a desistência de reivindicar as terras que lhe foram ururpadas.

Unknown disse...

“como se fosse necessario documento... partindo dessa logica poderia pedir documento pra q provasse por exemplo... ke Hitler aprovou o Holocausto”.

Luiz Ed -> Nada ha ver. Além da Alemanha nazista reconhecidamente ter PROMOVIDO o Holocusto judeu e a outras minorias (católicos, ciganos, etc), não há documento que prove que esse Holocausto teria acontecido à revelia da determinação do governo alemão. Por outro lado, além de não haver documento em que os líderes da Igreja católica tenham manifestado oficialmente apoio ao nazismo, há documento, por outro lado, documentos oficiais em que a Igreja condena oficialmente o nazismo. E há documentos em que mostram que os líderes da Igreja católica tenham trabalhado para salvar a vida do maior número possível de judeus, como já lhe demonstrei na mensagem anterior.


“Pode até um padre italiano aqui ou ali tenha apoiado o fascismo, mas isso nunca foi a posição oficial a Igreja”. “a igreja e sua ambiguidade e falsidade...”

Luiz Ed -> A ambiguidade está nos homens, não na instituição. Numa instituição do tamanho da Igreja católica sempre aparece aqui ou ali algum maluco católico, disposto até a contrariar a posição oficial da instituição. Aqui mesmo no Brasil, tivemos o ex-frei Leonardo Boff, por exemplo, que até chegou a afirmar que o inferno não existiria, ainda oficialmente sempre a Igreja se manifestou pela existência da condenação eterna das almas impenitentes.


“e os padres saudando Hitler??”
Luiz Ed -> Ainda que Hitler seja um maluco, ele foi oficialmente o chefe do Estado alemão. Nessa condição, que foi saudado pelo papa Pio XII, líder católico daquela época, sem que isso configure apoio irrestrito. Eu acredito que Lula também não apóia o maluco do presidente do Irã. Nem por isso, o presidente Lula deixou de saudá-lo e ser saudado por ele. Se daqui há 60 anos, alguém encontrar um recorte de jornal em que Lula aparece saudando Ahmadinejad, isso já é suficiente para se afirmar que nosso presidente teria apoiado a perseguição que aquele maluco líder iraniano promove contra as minorias em seu pais, contra os homossexuais, por exemplo? Ora, todo líder mediador necessariamente dialoga com outros líderes, inclusive com aqueles tiranos de direita ou de esquerda, sem que isso implique apoio ou submissão.


“Hitler jamais foi católico?? ele nasceu na Austria.. nação profundamente católica e foi batizado criança...”

Luiz Ed -> E daí? Edir Macedo também nasceu no Brasil, o maior país católico do mundo, foi batizado católico quando criança, mas tem ódio doentio contra a Igreja católica.

Unknown disse...

“e os padres saudando Hitler??”

Luiz Ed -> Ainda que Hitler seja um maluco, ele foi oficialmente o chefe do Estado alemão. Nessa condição, que foi saudado pelo papa Pio XII, líder católico daquela época, sem que isso configure apoio irrestrito. Eu acredito que Lula também não apóia o maluco do presidente do Irã. Nem por isso, o presidente Lula deixou de saudá-lo e ser saudado por ele. Se daqui há 60 anos, alguém encontrar um recorte de jornal em que Lula aparece saudando Ahmadinejad, isso já é suficiente para se afirmar que nosso presidente teria apoiado a perseguição que aquele maluco líder iraniano promove contra as minorias em seu pais, contra os homossexuais, por exemplo? Ora, todo líder mediador necessariamente dialoga com outros líderes, inclusive com aqueles tiranos de direita ou de esquerda, sem que isso implique apoio ou submissão.


“Hitler jamais foi católico?? ele nasceu na Austria.. nação profundamente católica e foi batizado criança...”

Luiz Ed -> E daí? Edir Macedo também nasceu no Brasil, o maior país católico do mundo, foi batizado católico quando criança, mas tem ódio doentio contra a Igreja católica.


“catolicos sofreram perseguição nazista?? se fosse assim.... Hitler jamais teria sido aliado do PADRE Jozef Tiso, ditador nazicatolico eslovaco..”

Luiz Ed -> De fato, o sr Jozef Tiso, que além de mosenhor, foi deputado e depois presidente da República Eslovaca "Independente", foi um colaborador nazista. É um exemplo de um sujeito católico que apoiou o nazismo, por opção política pessoal, sem que essa nunca tenha sido a orientação oficial da Igreja católica. Ora mesmo acontece no Brasil, quando há militantes políticos católicos, inclusive católicos praticantes, tanto na esquerda, como o professor Plínio de Arruda Sampaio, como na direita, como Marcos Maciel. Importa é se perguntar qual é a posição oficial da Igreja, do que a observar a subjetiva opção política que cada católico faça individualmente.

Unknown disse...

“Maxmiano Kolpe, Padre Tito, Edith Stein, etc. foram mortos por motivos politicos.... somente....”

Luiz Ed -> Não. Estes líderes católicos são só exemplo de milhares de católicos que foram trucidados porque eram católicos, por pertencer ao segundo grupo mais odiado pelos nazistas, depois dos judeus. Muitos desses católicos deram a vida por terem sido flagrados ajudando judeus a fugir, quando seguiam orientação da Igreja católica de salvar o maior número possível de vidas de pessoas, nos países dominados pelo nazismo.


“falemos dos não-catolicos convertidos a força e/ou mortos pelo regime nazicatolico de Ante Pavelic....”

Luiz Ed -> Ainda que o líder croata Ante Pavelic, seja católico e tenha poupado os católicos, quando perseguiu minorias não católicas, com o objetivo de cooptá-los, a posição oficial da Igreja católica na Croácia esteve encarnada na posição adotada pelo líder católico naquele país, o venerável cardeal Aloysius Stepinac, que não poupou esforços para salvar a vida dos perseguidos pelo regime fascista croata. Em abril de 1941, por exemplo, apresentou ao Ministério do Interior um protesto formal contra as primeiras leis racistas que proibiam os casamentos mistos. Em maio apresentou um protesto diretamente ao presidente da Croácia, Ante Pavelic, contra a perseguição dos sérvios ortodoxos. Em julho voltou a escrever-lhe de protesto. Em 16 de outubro pronunciou-se abertamente contra as leis racistas do alto do púlpito da Catedral de Zagreb exigindo o fim das perseguições raciais e religiosas. Em 1959 Stepinac enviou uma carta ao governo iugoslavo na qual fazia constar os maus tratos que estava submetido, onde concluía: "Eu, com a graça de Deus, seguirei adiante até o final, sem odiar a ninguém, mas sem temmer a ninguém." Falecido em 10 de fevereiro de 1960, para que se evitasse encontrar provas de envenenamento teve as vísceras do seu cadáver destruídas. Em 1996 seus restos mortais foram exumados e analisados e encontrados vestígios de veneno nos seus ossos. Por este motivo foi declarado mártir em 11 de outubro de 1997.

Unknown disse...

“e mais Pio XII ficou sabendo dessas atrocidades nazicatolicas e nada falou...”

Luiz Ed -> O papa não só falou, condenando oficialmente o nazismo, como, agindo às escondidas, salvou a vida do maior número possível de judeus perseguidos pelo regime alemão. Por isso ele foi amado pelos líderes judeus de sua época e visto pelos nazistas como amigo dos judeus. Aliás, o Sr se “esqueceu” de comentar por que a primeira Ministra de Israel elogiou tanto Pio XII por ocasião de seu funeral, se ele teria sido amigos dos nazistas, como afirma esse vídeo. Enfim, é preciso muito mais do que um vídeo contendo fotos de Pio XII tiradas junto à Hitler para classificá-lo como nazista. Há que se considerar o que de fato disse e especialmente o que fez o líder católico durante sua vida. E considerar principalmente o que pensavam a respeito dele as pessoas que o conheceram pessoalmente, especialmente as pessoas que tiveram suas vidas salvas, graças a intervenção que a Igreja promoveu, determinadas por Pio XII. O senhor julga ser mais confiável julgar o presidente Lula daqui há 60 anos em função de uma foto dele junto ao presidente Ahmadinejad? Ou deveríamos julgar o presidente Lula em função do que pessoas como você e eu sabemos testemunhamos a respeito dele?


“mesmo sabendo que tinham padres envolvidos....”

Luiz Ed -> Pio XII não apoiou o envolvimento de líderes católicos com o nazismo. Quando o Cardeal Innitzer, de Viena, gritou Heil Hitler, o então Cardeal Pacelli (futuro Pio XII) o fez vir ao Vaticano, e obrigou o Cardeal de Viena a voltar atrás, e a mudar de posição em 180o. O Cardeal Innitzer teve que assinar um documento condenando Hitler e o Anschluss. O que quase lhe custou a vida, pois seu palácio foi assaltado pelos nazistas, que pretendiam atingir fisicamente ao Cardeal reviravoltesco.


“a igreja ... pra punir padre (ou fiel) "moderninho" e "progressista"... é rápida e certeira.... sabe disparar condenações excomunhões ec. no ato!!! Quando se trata de padre e fiel envolvidos em ditaduras, crimes etc. aí a igreja .... finge que não vê.....”

Luiz Ed -> Ainda que tenha uma posição oficial e a afirma, mesmo que corra o risco de não ser simpática, a Igreja é sempre tolerante com seus filhos, esperando por sua conversão, sua mudança de vida. Ela foi tolerante inclusive com o Sr Leonardo Boff que somente depois de cerca de 3 anos depois que começou a ensinar em nome da Igreja esqusitices como de que de que não haveria condenação eterna no juízo final, é que finalmente esse senhor foi oficialmente afastado da Igreja. Durante esse longo período, que começou com correção advertência pessoal, se esperou que o ex-frade se emendasse e voltasse a ser fiel ao seu compromisso de pregar fielmente a Doutrina, a mesma coisa que Jesus ensinou.

Luiz Ed -> Se o senhor for uma pessoa obcecada, eu acredito que não serão minhas mensagens que irão convencê-lo, muito menos aplacar seu ódio doentio para com a Igreja católica. Contudo, escrevi-lhe com o objetivo de que alerta aos leitores para que não se deixe manipular, não crendo assim tão cegamente em tudo o que se ouvir falar aqui ou ali contra a Igreja católica. Testemunhar o evangelho, ser fiel a mensagem de Jesus, implica às vezes em contrariar interesses. Por isso a Igreja é odiada. Contudo, a homens de bem, como os leitores deste site, há que se buscar a verdade e ser justo, especialmente quando se trata de julgar personagens históricas, independentemente de seu viés ideológico. Um abraço. Luiz Eduardo.

Anônimo disse...

frase infeliz sobre o aborto?? Não condeno o aborto. è direito feminino. Até freiras fazem.

Ei.. você me viu chamando Lula de infalivel??? Não.. Lula é falível q nem todo ser humano!!! NMingué é perfeito!

A Italia pertencia ao papa ???? Hahahahaha!! De maneira fraudulenta, claro!!! Sabemos que grande parte das posses da igreja foram na base da "honestidade".
Não me faça rir!!

a igreja beijou os pes de constantino pra ganhar privilegios....

como se os judeus tivessem sido unicas vitimas da historia... ah a igreja foi bastante conivente com os crimes de Mussolini contra os opositores... o mesmo Mussolini foi considerado o "homem enviado pela divina providencia" por Pio XI.. o mesmo Pio XI abençoou a invasão italia à "herege" Abissinia.

Anônimo disse...

mostre documento provando ke Hitler keria caçar os catolicos... se nõa me apresentar... você não passa de mentiroso...

ah... se Hitler odiava a igreja e seus filhos... então pq...
as tropas dele ajudaram o católico Franco na guerra civil espanhola?? Pq não massacraram padres e igrejas lá???
Pq assinou concordata com Vaticano?? pq o partido catolico de Kaas votou a favor da ditadura nazi??
então pq o PADRE Jozef Tiso foi notório aliado de Hitler?? Ou o católico Ante Pavelic ???

se o católico, padre ou leigo, contraria posição da igreja... pq a igreja não recrimina... não o desautoriza.. o pune??? pra punir o frei Boff e os medicos ke fizeram aborto na menina a igreja foi rapidinha....

o presidente do Iran é maluco pq???
Me apresente a razão.

Ele persegue realmente ou é armação da imprensa "livre"?

oh.. o Edir foi pra lado da concorrencia...
já Hitler.. não.. manteve-se catolico....e jamais foi excomungado.

sobre o monsenhor Tiso... pró-nazi... Se a igreja condenava o envolvimento de padres com este regime... pq não recriminou Tiso... como fez tantas contra Boff, Küng e outros padres "modernos"?? Pq não o desautorizou como faz com os padres modernos?? Pq não o suspendeu e excomungou .. como fez tantas com padres moderninhos??? Meu caro... Segundo o Código Canônico (anterior ao de 1983), 1 padre não poderia exercer cargo político sem a autorização da Igreja!!! Ou seja... o mons. Tiso... exerceu cargo de ditador com o consentimento da Santa Sé...

Se os nazistas tivessem odio extremo dos catolicos... jamais ajudariam Franco na Espanha... Pétain na França, Tiso na Slovakia e Pavelic na Croacia... jamais haveriam capelania nas tropas nazis... jamais haveria concordata....

Anônimo disse...

Pavelic poupar os catolicos?? Mas se ele almejava 1 tirania nazicatolica!! Hahahahaha!

Stepinac lutou pelos perseguidos?? huummm sei... o video mostra ele
fazendo isso.... sim claro.. Stepinac reclamou de Pavelic... e não sofreu nada... caramba... o Pavelic respeitava a livre expressão.. viva o democrata Pavelic!

ah.. 99% dos padres croatas estavam praticando atrocidades fisicais e morais contras as minorias... e nada do bonzinho Stepinac puni-los... nem falo de Pio XII...

frase do bonzinho Stepinac...

«Deus, que dirige o destino das nações e controla o coração dos reis, deu-nos Ante Pavelic e inspirou o líder de um povo amigo e aliado, Adolf Hitler, para usar as suas tropas vitoriosas para dispersar os nossos opressores. Glória a Deus, a nossa gratidão a Adolf Hitler e lealdade ao nosso Poglavnik [fuhrer], Ante Pavelic.»

- Carta Pastoral de 1941 do Arcebispo de Zagreb Aloysius Stepinac, beatificado por João Paulo II em 1998.

Anônimo disse...

eu falei que Pio XII fez vista grossa pro regime de Pavelic... e pros padres envolvidos ...

sobre Innitzer... já ke ele foi ameaçado?? então pq ficou na Austria até morrer... em 1955??? oh.,. então os nazis perdoaram a "traição" dele?? hahahaha
ah... e pq Pio XII não excomungou os padres Tiso... ou os padres amigos de Pavelic?? hein??

a igreja é tolerante com seus filhos... sim.. especialmente os fascistas e pedofilos!

bom.. continue com seus argumentos "geniais".. meu caro...

O TERROR DO NORDESTE disse...

Adorei a aula de Religião, mas, Luiz Eduardo, nesta briga verbal eu fico com Stefano.A IC não é flor que se cheire(nunca foi, desde a Inquisição, passando pelas Cruzadas,realizadas para saquear a Terra Prometida aos mulçumanos).O debate foi ótimo, aprendi muito com vocês.Abraços.

Anônimo disse...

valeu pelo apoio!

RenatOliveira disse...

A IGREJA CATOLICA NUNCA FOI A PRIMEIRA IGREJA, ISSO É MENTIRA E UM ATENTADO CONTRA O PROPRIO CRISTIANISMO, A IGREJA NASCEU EM JERUSALÉM COM JESUS (JUDEU)E SEUS DISCIPULOS (JUDEUS E GENTIOS) SOMENTE NO SECULO 4 A IGREJA SE TORNOU ROMANA E OFICIALIZADA. HISTÓRIA É HISTÓRIA.