sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ausência do Cara frustra organizadores de Davos



O Globo - 29/01/2010

O cancelamento da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Davos frustrou os organizadores do Fórum Econômico Mundial. Pela primeira vez em 40 anos de sua história, Davos — o mais importante encontro anual de líderes políticos e empresariais do mundo mdash; criou um prêmio de estadista global . E Lula, o primeiro agraciado, não pôde comparecer.

Mais de 2500 pessoas participam do encontro este ano, entre eles, 30 chefes-de-estado e de governo.

— Nós lamentamos, é claro, que o presidente Lula não possa estar conosco. Eu tenho grande admiração por ele — disse Klaus Schwab, fundador do encontro.

Ele depois acrescentou: — Queremos tê-lo saudável por um longo tempo.

Klaus Schwab explicou porque o Fórum escolheu Lula como premiado : — Ele é um dos poucos líderes que teve sucesso em combinar progresso econômico com o ataque a algumas questões muito sérias, reduzindo a pobreza — disse Schwab.

Empresários lamentaram: — Todo mundo está interessado no Brasil. Seria uma grande oportunidade para ele fazer um relatório sobre o Brasil — disse o vice-presidente do Deutsche Bank Group, Caio Koch-Weiser.

O economista-chefe do HSBC, Stephen King, disse que Lula é indiscutivelmente uma estrela.

— É claro que fará falta.

O discurso que Lula faria hoje será lido pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

O discurso trata não apenas dos esforços do Brasil para superar a crise, como defende o papel do estado na economia e numa nova governança global

Nenhum comentário: