terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Em Pernambuco, diz Vox Populi, Serra já era


Em PE, diz Vox Populi, Dilma tem 45% contra 23% de Serra; Ciro fica com 9%


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um jantar marcado com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), nesta quarta-feira (27.jan). O assunto principal será a aliança entre o PT e o PSB na eleição presidencial deste ano. E um dos principais dados objetivos a serem colocados na mesa será o desempenho de Ciro Gomes (PSB-CE) na disputa pelo Planalto.

O instituto Vox Populi está finalizando a compilação dos dados de uma pesquisa realizada de 14 a 17 de janeiro. Os dados para o Estado do Rio de Janeiro já foram divulgados no post abaixo. E os de Pernambuco, onde Lula estará nesta 4a feira, são os seguintes:

Dilma Rousseff (PT): 45%

José Serra (PSDB): 23%

Ciro Gomes (PSB): 9%

Marina Silva: 3%


Outro detalhe: em Pernambuco, 53% dos eleitores dizem que votariam no candidato indicado por Lula, segundo o Vox Populi. Esses dados foram divulgados pela TV Bandeirantes, que contratou e pagou pela pesquisa. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Não foi divulgada a margem de erro específica para os levantamentos nos Estados. Os dados completos da pesquisa, para o Brasil inteiro, devem sair na sexta (29.jan) ou sábado (30.jan).

Como se observa, a situação de Ciro Gomes não é confortável. Num dos principais colégios eleitorais do Nordeste (Pernambuco), ele não vai bem. Lula acha que o melhor é todas as forças governistas estarem juntas ao lado de Dilma Rousseff. Ou seja, vai pedir a Ciro que desista do Planalto.

É claro que agora será aberta uma guerra de pesquisas. Num levantamento Datafolha em dezembro passado, com uma metodologia diferente da do Vox Populi, os dados eram bem diferentes em Pernambuco: José Serra tinha 33%. Dilma pontuava 32%. Ciro ficava com 11%. Marina registrou 6%.

Para quem quer acompanhar todos os levantamentos de intenção de voto, este blog mantém desde o ano 2000 o mais amplo arquivo disponível com todas as pesquisas presidenciais e estaduais já divulgadas. Nas páginas sobre as disputas de vários Estados, quando disponíveis, é possível verificar também os percentuais de cada candidato a presidente. Por exemplo, são os caso de São Paulo, Rio, Minas Gerais e Pernambuco.


Fonte:Blog do Fernando Rodrigues

Nenhum comentário: