Se o consórcio IBOPE/RBS aponta estes números é porque Tarso está muito mais à frente dos demais.
Petista tem lidera com 39% das intenções de voto. Fogaça (PMDB) tem 29%. Yeda (PSDB) aparece com 15%
Pesquisa Ibope sobre as eleições para o governo do Estado, encomendada pelo Grupo RBS, mostra o candidato do PT, Tarso Genro, liderando com 39% das intenções de voto. José Fogaça (PMDB) aparece em segundo lugar, com 29%, e a governadora Yeda Crusius (PSDB), com 15%.
A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 8 de julho, mostra ainda outros cenários. Num eventual segundo turno, Tarso levaria vantagem, com 48% sobre o candidato do PMDB, que ficaria com 39%. Em cenário no qual estaria incluída a governadora Yeda Crusius, o candidato do PT vai para 59% contra 24% da representante do PSDB. Em um confronto entre Fogaça e Yeda, o candidato peemedebista ficaria com 58%, enquanto Yeda teria 22%.
Na consulta espontânea - quando não são apresentados os candidatos -, 62% dos entrevistados se mostraram indecisos em quem votar. Em relação à rejeição dos candidatos, 47% responderam que não votariam de jeito nenhum no primeiro turno em Yeda Crusius. Tarso Genro fica com 12% e Fogaça tem apenas 5%.
No cenário em que estão todos os candidatos, Tarso tem o seu melhor desempenho entre os eleitores de 25 a 29 anos (44%) e, entre os que têm nível superior de escolaridade, o candidato do PT obtém 43%. Fogaça chega a 31% das intenções de voto entre os eleitores de 16 a 24 anos. Já Yeda Crusius tem seu melhor desempenho entre os entrevistados com mais de 50 anos (18%).
Quanto à avaliação do atual governo do Estado, a administração de Yeda Crusius teve uma nota média de 5, em uma escala de zero a 10.
Ficha Técnica:
Período de campo: de 6 a 8 de julho de 2010
Tamanho da amostra: foram entrevistados 812 eleitores
Solicitante: Grupo RBS
Margem de erro: três pontos percentuais, para mais ou para menos
Registros: no TRE sob o nº 28394/2010 e no TSE sob protocolo nº 18297/2010
ZERO HORA
2 comentários:
o cenário político brasileiro e do estado do rs, mostram que os tucanos estãso a beira do desastre político.Até a rbs, esta mostrando este cenário negativo para os tucanos, seus antigos aliados.A yeda está crescendo nas pesquisas,mas quando começara os debates poíticos na Tv,dona ladra verá suas propostas não terrão fundamentos, a no ser que os gaúchos ditos "politizados"ainda votarão neste governo desastroso.
Antonio, os gauchos vão dar o troco no PiG e nos tucanos.
Postar um comentário