sábado, 3 de maio de 2014

O crescimento biônico de Aécio na pesquisa Sensus


Neste ritmo, terá mais de 100% dos votos
Neste ritmo, terá mais de 100% dos votos
Se ainda sobrou alguma coisa das garrafas de tequila que Paulinho da Força encomendou para calibrar sua fala no Primeiro de Maio, Aécio poderia pedir a ele para comemorar a pesquisa do instituto Sensus.
Aécio cresceu quase 50%. Dos 16% em que parecia estacionado, foi para mais de 23%. Isso sem fazer nada. Aliás: fazendo coisas como garantir à plutocracia que seu governo tomará “medidas impopulares”.
O único problema, na celebração aeciana, é que o crescimento extraordinário é biônico. O Sensus – que nos últimos tempos tem prestado serviços ao PSDB – decidiu inovar, aspas.
Os nomes, nas pesquisas, aparecem num círculo, para que não haja favorecimento visual a nenhum deles.
O Sensus optou – sabe-se lá por quê, ou melhor, sabe-se bem por quê – pela ordem alfabética. Se Aécio se chamasse Zaratustra, o Sensus talvez tivesse escolhido a ordem alfabética ao inverso. Você bate o olho no cartão da pesquisa e o nome de Aécio se destaca amplamente, em detrimento dos demais.
Quem denunciou a invenção do Sensus foi o insuspeito Estadão, pelo bom blogueiro José Roberto de Toledo.
No ritmo do crescimento apontado pelo Sensus, Aécio pode chegar às eleições com mais de 100% dos votos. Talvez na próxima pesquisa o Sensus possa retirar os outros nomes. A ascensão irresistível de Aécio se confirmará plenamente.
Se algum partido reclamar na Justiça, a decisão deve caber ao campeão da neutralidade Joaquim Barbosa. Pausa para rir, ou chorar.
Não é a primeira vez que o Sensus faz algo estranho, notou Toledo em seu blog. “Na disputa presidencial de 2002, o instituto também fez uma pesquisa surpreendente na fase da pré-campanha. No final de 2001, o instituto divulgou pesquisa que colocava Roseana Sarney (então no PFL) empatada com Lula, em primeiro lugar. Razão: antes de perguntar a intenção de voto, o Sensus perguntava ao eleitor sobre um escândalo envolvendo o PT, e sobre o racionamento de energia elétrica, o que prejudicava José Serra (PSDB).”
O fato é que o episódio mostra que é mais que hora de investigar as pesquisas. Como são feitas, quais os critérios etc.
O brasileiro já é manipulado demais pelo noticiário das grandes empresas jornalísticas para que seja engambelado também pelas pesquisas.

3 comentários:

Unknown disse...

ELES SABEM QUE AECIO ESTA ESTACIONADO NOS 16% E JA É DEMAIS , MAIS PARA MIM ELES QUEREM MAQUEAR AS PESQUISAS PARA JUSTIFICAR UM GOLPE JUNTO A JUSTIÇA ELEITORAL, JA FALEI QUE É PRECISO SE TOMAR MUITO CUIDADO COM AS URNAS ELETRONICAS, VOTOS PODEM FICAR OCULTOS E ELA APRESENTAR COMO SE ESTIVESSE VAZIA. ESSE VAI SER O GOLPE ENTRE OPOSIÇAO,MIDIA E TSE; E OLHA QUE O GILMAR DANTAS MENDES CRISTINA JA FOI ESCALADO PARA O TSE.

Unknown disse...

Oi compa. Saudades docê. Beijos em todos companheiros do Nordeste.
Vamos detonar estes tucanos novamente. Estamos prontos. rsrs.
Da Márcia Brasil.

Unknown disse...

Ele será eleito, amigo.
Se depender do meu voto e dos "trabalhadores que querem um Brasil mais justo *(
Esse teu papo de manipulação "mídia e tal não cola Se for a favor do Pt tudo bem né?
Cuidado c as urnas eletrônicas concordo Pt rouba muito, faz alianças suspeitas.
Quem bebe demais e tá todo ferrado é o teu lulão ..
Até logo meu queridinho e beijo na bochecha .
Lindo! Eu quero morar aí, me ajuda? É sério.