segunda-feira, 8 de setembro de 2008

ESTE É VERDE ATÉ O PINTO

Candidato suspeito de trocar pintinhos por voto é cassado em Rondônia



Agência Folha

Preso, em julho, sob suspeita de distribuir pintinhos em troca de votos, o candidato a vereador em Porto Velho (RO) Sandro Luiz Cardoso Ferreira, o Sandro Gonzaga (PV), teve o registro de sua candidatura cassado pela Justiça Eleitoral.

O juiz da 23ª zona eleitoral, Ilisir Bueno Rodrigues, fixou ainda multa de R$ 3.192,30 por utilização de "meios ilícitos para captar votos". Vedada por lei, captação ilícita de sufrágio ocorre quando o candidato doa, oferece, promete ou entrega bem ou vantagem pessoal ao eleitor com o fim de obter voto.

A prisão aconteceu após a Polícia Federal aprender 4.000 pintinhos com um cabo eleitoral de Gonzaga, em 28 de julho.

O candidato conseguiu liberdade provisória, mediante pagamento de fiança de R$ 1.500. A decisão da Justiça foi publicada na última sexta-feira.

O Ministério Público Eleitoral havia ajuizado na Justiça uma representação contra Gonzaga após denúncia anônima feita por meio do "Disque Eleição 148", serviço disponibilizado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Rondônia.

Em sua defesa, Gonzaga alegou que é membro do Rotary Clube da capital e que a distribuição dos animais é feita pela entidade há mais de dez anos, em Porto Velho e Guajará-Mirim, por meio de um programa chamado "Piu Piu Cidadão".

Segundo o magistrado, porém, ele "vinculou o seu nome à distribuição dos pintos durante a campanha eleitoral, pretendendo obter dividendos eleitorais". O candidato se defendeu dizendo que não distribuiu santinhos nem pediu votos durante a entrega dos animais. Disse ainda que a gravação da entrega feita pela polícia era "ilícita", e que não teve como se defender.

O juiz, porém, afirmou que não é necessário pedir explicitamente os votos para obter vantagem ilícita nesses casos.

De acordo com a Justiça Eleitoral, os advogados do candidatos já apresentaram recurso.

A Folha deixou recado hoje no escritório dos advogados do candidato, mas, até o início da noite, nenhum deles havia ligado de volta.


Comentários.



Menos mal o candidato distribuir pintinho.Muita gente quer.



Danado é o candidato distribuir tucaninhos.Não tem quem queira.

Nenhum comentário: