sexta-feira, 12 de setembro de 2008

RUMO À VITÓRIA NO PRIMEIRO TURNO


João da Costa, do PT, mantém liderança no Recife, aponta Ibope

Segundo os dados da pesquisa, candidato apoiado por Lula poderia vencer a eleição já no primeiro turno
Agência Estado

RECIFE - O candidato João da Costa, do PT, aparece com 46% das intenções de voto na corrida pela Prefeitura de Recife, mantendo a liderança isolada, segundo pesquisa Ibope encomendada pelo Estado e pela TV Globo e divulgada nesta sexta-feira, 12. Como as intenções de voto em Costa são maiores do que o total dos índices dos concorrentes, o petista pode vencer já no primeiro turno. Costa, que é apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e pelo atual prefeito do Recife, João Paulo (PT).

O candidato Mendonça Filho (DEM), que aparece em segundo lugar, ficou com 21% ante 22% do levantamento divulgado dia 30. Já o candidato Raul Henry (PMDB) subiu quatro pontos porcentuais, indo de 5% para 9%. Depois, vem Carlos Eduardo Cadoca (PSC), que caiu de 10% para 8%. Edilson Silva, do PSOL, e Katia Telles, do PSTU, mantiveram 1%. O candidato Roberto Numeriano (PCB) não foi mencionado pelos eleitores entrevistados. Os eleitores que afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto somaram 8% e os indecisos, 5%.

A pesquisa Ibope foi realizada entre 8 e 10 de setembro, com 805 eleitores do Recife. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na 9ª Zona Eleitoral de Recife, sob o número 50/2008.

Ex-secretário de Orçamento Participativo na gestão de João Paulo, Costa começou a campanha em desvantagem. Em julho, Mendonça Filho, que disputou a reeleição como governador de Pernambuco em 2006 - ele havia assumido o cargo após a saída de Jarbas Vasconcelos, que se candidatou ao Senado - liderava a disputa por dez pontos percentuais (30% a 20%). A situação começou a mudar à medida que a campanha do petista associou seu nome aos dos três padrinhos políticos, todos com altas taxas de popularidade.

Segundo turno e rejeição


Numa projeção para um eventual segundo turno entre Costa e Mendonça Filho, o petista venceria a disputa, com 52% contra 38% do democrata. Se a briga fosse entre Costa e Cadoca, o petista levaria a melhor, com 62% das intenções de voto. Cadoca perderia, com 24%. Foi realizada ainda uma simulação entre Mendonça Filho e Cadoca. O primeiro seria eleito com 57% contra 26% do segundo.

O maior índice de rejeição é de Katia Telles, do PSTU, em quem 43% dos eleitores entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum para prefeito da capital pernambucana. O comunista Numeriano é o segundo mais rejeitado, com 33%, seguido por Edilson Silva, do PSOL, com 32%, Cadoca, do PSC, com 27%, Henry, 24%, e Costa, 20%. Depois vem o democrata Mendonça Filho, com 18%.
Comentários.
E agora dedo-duro Freire?

Nenhum comentário: