sexta-feira, 10 de outubro de 2008

UMA DECISÃO ACERTADA

'Não se discute mais autonomia do Banco Central', diz Lula

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou, em entrevista nesta quinta-feira, retomar os debates em torno da autonomia legal do Banco Central (BC) e disse que a independência da autoridade monetária está aplicada na relação direta dela com a Presidência da República.

"Autonomia está na relação do presidente da República com o Banco Central. Esse assunto não se discute mais, não está na pauta de ninguém mais", afirmou Lula.

De acordo com o presidente, os debates sobre o tema ocorreram no início de seu mandato, quando o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, anunciou que proporia a institucionalização da autonomia do Banco Central. Naquele momento, disse ele, "esses bancos que estão quebrando agora nos Estados Unidos vendiam a idéia de que eram a sabedoria universal do sistema financeiro de todo o mundo e davam palpite".

"O Banco Central brasileiro tem hoje uma respeitabilidade que poucas vezes teve na história do Brasil. Tenho a convicção, porque viajo o mundo, de que nunca um ministro da Fazenda do Brasil e um presidente do Banco Central foram tão levados a sério como são levados a sério hoje o Guido Mantega e o Henrique Meirelles", comentou Lula.

Terra.

Nenhum comentário: