segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Agência Moody's diz que Brasil deve se tornar o novo líder da região em 2010


José Serra já era.


21/09/2009

Folha Online

A agência de classificação de risco de crédito Moody's estima um novo ciclo de expansão da América Latina, após uma "recessão branda" neste ano. Pelos prognósticos da Moody's, o Brasil deve se tornar o novo líder da região, seguido por Peru e Colômbia, enquanto o México e os países da América Central devem ficar "para trás, devido "à alta sincronização com a economia dos EUA".

"Argentina, Venezuela, Bolívia e Equador devem progredir se removerem 'gargalos' e tornarem suas economias mais flexíveis", avalia o economista-sênior da agência para a América Latina, Alfredo Coutino, em relatório divulgado nesta segunda-feira.

Para a Moody's, a América Latina foi relativamente bem sucedida em resistir à crise global não apenas por sua "situação macroeconômica mais saudável" (fundamentos melhores), mas porque adotou medidas melhores em termos fiscais (contas públicas) e financeiras.

A agência avalia ainda que a região "estar imersa" em uma nova rodada de reformas, que devem aumentar seu potencial de crescimento sustentável. "Seguindo a tendência global, a próxima década vai ver a América Latina com instituições mais reguladas e supervisionadas, mas com uma economia mais flexível e com um crescimento mais baseado em fatores domésticos", comenta o especialista da Moody's .

Nenhum comentário: