sábado, 5 de setembro de 2009

Jamil Murad: Projeto de Serra para a saúde "é o fim da picada


O vereador paulistano Jamil Murad (PCdoB), que é médico e tem uma longa história de atuação política na área da saúde, protestou nesta quinta-feira (3) contra a aprovação do Projeto de Lei que permite que todos os hospitais estaduais sejam terceirizados. O projeto foi aprovado esta semana pela Assembléia Legislativa de São Paulo.


“É um absurdo. É o fim da picada!”, reagiu com indignação o vereador ao comentar, no plenário da Câmara dos Vereadores, a aprovação do PL que permite que todos os hospitais estaduais sejam terceirizados e, apesar de públicos, atendam a pacientes particulares e de planos de saúde, mediante cobrança.

No plenário, Jamil afirmou não querer fazer embate político e citou as declarações do Ministério Público Estadual que diz que o PL aprovado fere os princípios de igualdade e universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “Não posso deixar de mostrar a minha indignação quando vemos que aquela estrutura de atendimento público construída com dinheiro de todos vai privilegiar quem já é privilegiado”, ressaltou Jamil.

O vereador comentou que em 1995, cumprindo o mandato de deputado estadual, publicou um livreto chamado "A privatização da Dor", no qual denunciava a tendência de reserva de leitos públicos para quem tinha plano de saúde. “À época, o governador Mário Covas estendeu essa prática apenas para hospitais novos e 100% do atendimento dos hospitais públicos eram destinados ao SUS. Agora, o governador José Serra dá um duro golpe no sistema público de saúde, ofertando 25% dos atendimentos nos hospitais públicos para pacientes particulares e de planos de saúde”, explicou Jamil.

Para ele, a situação é dramática porque o SUS não consegue atender a demanda no contexto atual e questiona como ficará essa situação com uma estrutura reduzida para atender o cidadão sem plano de saúde. “O Sistema público de saúde precisa ser defendido pelo direito à vida. Não podemos concordar com tratamento diferenciado ditado pelo poder econômico”, criticou Jamil. Vermelho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que Jamil esteja equivocado. O Estado nao tem condições de cuidar da saude. A terceirizaçãoé uma boa opção, temos que ter cuidado, somente, para que o Cartel Politico não destine verbas indevidas e majoradas para esse projeto. A idéia é boa, mas somente funcionará se for aplicada por gente séria, auditores sérios dentro do Ministério. Afinal este pais é o da corrpção acima de tudo, infelizmente. Que Deus nos proteja.