quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tucanos são acusados por caixa 2


O Globo - 17/09/2009

Dinheiro da prefeitura de Contagem teria financiado campanhas


Pivô do escândalo do mensalão, o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza é agora acusado de irrigar o caixa 2 de campanhas eleitorais com dinheiro desviado de uma prefeitura. Ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais sustenta que Valério financiou com dinheiro não contabilizado atividades do ex-prefeito de Contagem Ademir Lucas (PSDB), e sua mulher, Vanessa Lucas (PSDB), nas eleições de 2002 e 2004.

De acordo com a denúncia, a SMP&B, agência de propriedade de Valério, ganhou licitação da prefeitura de Contagem durante a administração do tucano, em 2001, para a prestação de serviços de comunicação e marketing. O contrato, no valor de R$2 milhões, teria duração de seis meses, prorrogáveis por mais seis. Porém, 11 aditivos o esticaram por três anos e, ao fim, o desembolso foi de R$6,9 milhões.

Os quatro promotores que assinam a ação sustentam que o contrato só foi firmado graças a uma intensa troca de favores: a empresa de Valério recebeu altos valores e, em troca, teria feito repasses para servidores ligados ao ex-prefeito e uma entidade dirigida, à época, por Vanessa Lucas. Parte do dinheiro teria sido usada nas campanhas.

O advogado de Valério, Marcelo Leonardo, informou que só se pronunciará quando tiver conhecimento do caso. O deputado Ademir Lucas informou, em nota, que dará esclarecimentos quando for citado na ação

Nenhum comentário: