segunda-feira, 23 de março de 2015

Artistas globais entram na lista do HSBC suíço

As celebridades em questão afirmaram não ter conhecimento de qualquer conta no banco suíço ou ter realizado todas as operações financeiras de forma legal

Celebridades da TV Globo, além de cineastas, escritores e músicos brasileiros estão entre os citados no caso das contas secretas mantidas no HSBC da Suíça. Entre eles, aparecem os nomes do apresentador Jô Soares, os atores Maitê Proença, Marília Pêra, Francisco Cuoco, Claudia Raia e Edson Celulari, a família de Jorge Amado e o cineasta Andrew Waddington, junto com seu irmão Ricardo Waddington, diretor da TV Globo.

Segundo análise do jornal O Globo, em parceria com o jornalista Fernando Rodrigues, com exceção de Jô Soares e Ricardo Waddington, as pessoas listadas nas planilhas do HSBC de Genebra desenvolveram ou participaram de trabalhos financiados, em parte, por dinheiro de fomento à cultura. As celebridades em questão afirmaram não ter conhecimento de qualquer conta no banco suíço ou ter realizado todas as operações financeiras de forma legal.
Entenda o caso
O SwissLeaks teve início em 2008, quando um ex-funcionário do HSBC, Herve Falciani, promoveu a autoridades francesas o maior vazamento de dados bancários suíços da história, ocorrido na agência de Genebra. Documentos sigilosos indicam que a corporação abrigava 106 mil clientes.
Embora o vazamento tenha ocorrido há anos, a maioria das informações se manteve confidencial, até que ICIJ (International Consortium of Investigative Journalists), em parceria com o jornal francês Le Monde, decidiu divulgá-las recentemente, enviando-as para 140 jornalistas de 45 países. De acordo com reportagem da EBC, “a apuração dos jornalistas aponta que a filial suíça aproveitou-se das falhas nas regras fiscais do país para ajudar quem estivesse disposto a sonegar ou esconder dinheiro”.
Foto de capa: Divulgação

Nenhum comentário: