sexta-feira, 27 de março de 2015

Janot pede para Lava Jato investigar dono do jatinho de campanha de Eduardo Campos


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução



Pense num caixa 2 da mulesta! Se puxar o fio a PF vai descobrir que havia mais coisas no ar  além do avião de fantasma de Dudu do avião sem dono.



O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, pediu a Polícia Federal, em um dos inquéritos da Operação Lava Jato, que investigue por agiotagem o empresário João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho, um dos três empresários pernambucanos que alegam ter comprado o jatinho usado na campanha presidencial  do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. A revelação é do jornal O Estado de S. Paulo.


A suspeita é de que ele seja o dono da empresa Câmara e Vasconcelos, uma das que financiaram a compra do jatinho por R$ 1,7 milhão. O avião foi testado por Eduardo antes da sua aquisição. A Polícia Federal investiga se os empresários eram laranjas na compra da aeronave.


A Câmara e Vasconcelos aparece na lista de beneficiados no esquema de lavagem de dinheiro do doleiro Alberto Youssef. Ela teria recebido R$ 100 mil em janeiro de 2011.



Em delação, Youssef afirmou que o pagamento era referente a uma dívida da campanha de 2010 do senador Benedito de Lira (PP-AL).


“Seria (a Câmara & Vasconcelos) uma empresa de Pernambuco. Eu sei que era para um agiota que ele estava devendo dinheiro que ele havia pego para terminar a campanha. Ele me falou que esse agiota era de Recife”, disse o doleiro.


Janot decidiu pedir, então, o aprofundamento das investigações sobre a empresa e solicitou uma oitiva de João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho.


A procuradoria quer que ele esclareça as transferências mencionadas e a relação com os parlamentares e se a empresa era usada para agiotagem.


O PSB e a família Campos negam qualquer irregularidade no uso do jatinho. Lyra diz ter comprado o avião e locado para a campanha do PSB.

Nenhum comentário: