sábado, 27 de dezembro de 2008

BRASIL REPUDIA BOMBARDEIO DE ISRAEL CONTRA A FAIXA DE GAZA

27/12/2008
Brasil critica "reação desproporcional" de Israel; veja repercussão

da Folha Online

O Brasil criticou a "reação desproporcional" de Israel no bombardeio deste sábado contra a faixa de Gaza que deixou mais de 200 mortos e cerca de 700 feridos. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores pediu que Israel e o grupo radical islâmico Hamas parem com seus ataques e iniciem um diálogo.

"O governo brasileiro conclama as partes a se absterem de novos atos de violência e estende sua solidariedade aos familiares das vítimas dos bombardeios desta manhã." No comunicado, o governo brasileiro afirma ainda lamentar que a violência naquela região afete principalmente a população civil e prejudique esforços por uma solução negociada e pacífica para o conflito israelense-palestino.

Veja mais sobre a repercussão do ataque internacionalmente:

ONU

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, pediu o fim dos confrontos e disse que está "profundamente alarmado com a violência pesada e o banho de sangue de hoje em Gaza", além da "continuidade da violência no sul de Israel". Ban reiterou pedidos anteriores para que "material humanitário seja permitido em Gaza".

Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu clemência ao Hamas para que não aumente a escalada de violência mas, em comunicado emitido pela Casa Branca, sua gestão chamou os radicais de terroristas.

"Os Estados Unidos pedem a Israel para evitar o ataque a civis em Gaza. A resposta dos ataque pelo Hamas só dará continuidade a violência. O Hamas deve colocar fim as suas atividades pelo futuro do povo palestino", disse o porta-voz do Conselho de Seguridade Nacional, Gordon Johndroe, no Texas, onde o presidente Bush descansa.

Europa

União Européia - O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana, pediu um cessar-fogo imediato. Solana reivindicou, de ambas as partes, a máxima contenção.

Espanha - O ministro de Relações Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, pediu o fim dos ataques a ambas as partes. Ele chamou os ataques de palestinos de "irresponsáveis" e a reação de Israel de "desproporcional". Ele disse estar em contato com as partes, com a UE e com outros atores da comunidade internacional para tentar propiciar um cessar-fogo.

França - O presidente Nicolas Sarkozy pediu a interrupção imediata dos ataques na região. Por meio de um comunicado, ele condenou as "provocações irresponsáveis [entre Israel e o Hamas]" e criticou o "uso desproporcional da força". Ele disse "não existir uma solução militar em Gaza" e pediu uma trégua duradoura entre palestinos e israelenses.

Reino Unido - O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, pediu a israelenses e palestinos para acabar com a violência e destacou que uma "paz duradoura" na região só será possível por "meios pacíficos". Brown pediu, por um lado, que os palestinos detenham ataques contra território israelense, e por outro, que Israel faça "todo o possível para evitar baixas civis".

Rússia - O governo russo pediu que Israel interrompa a "operação de grande envergadura" em Gaza e que o Hamas pare de lançar foguetes Qassam --de fabricação caseira-- contra o território israelense, para "romper o círculo vicioso da violência", informou o Ministério das Relações Exteriores russo.

Turquia - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que a ação foi uma "falta de respeito" com esforços turcos pela paz. A Turquia é o aliado mais importante de Israel na região. "Não somos qualquer país. Somos um país trabalhando para que predomine a paz."

Liga Árabe

Arábia Saudita - O rei Abdullah entrou em contato com os presidentes do Egito, Hosni Mubarak, e da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, para "lançar uma iniciativa árabe e internacional destinada colocar fim nos ataques israelitas para salvar inocentes, mulheres e crianças".

Jordânia - O secretário-geral da Liga Árabe, Amer Musa, afirmou que a Jordânia pediu uma reunião extraordinária com o Ministério das Relações Exteriores para "examinar os atentados israelenses na faixa de Gaza".

Líbia - O ditador Muammar Gaddafi conversou com vários dirigentes árabes e disse que irá adotar uma "postura firme".

Nenhum comentário: