segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

HUMILDADE É ISSO AI


Lula: Brasil em 2008 teve 'um ano bom'


Por Redação - de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira, que o governo anunciará em janeiro novas medidas para combater os efeitos da crise financeira global. Segundo o presidente, 2009 será um ano de muito trabalho, que exigirá muita disposição do governo, da sociedade e do empresariado. Lula reconheceu que a economia do país poderá crescer menos do que o previsto, mas destacou que o Brasil continuará avançando e gerando empregos.

A meta do Executivo é obter um crescimento de 4% do Produto Interno Bruto (PIB), mas o Orçamento prevê uma alta de 3,5%. O mercado tem estimativas ainda menores.

– Até o dia 20 de janeiro nós deveremos apresentar outras propostas de incentivo ao crescimento econômico. Nós não vamos ficar esperando a crise abalar o Brasil. Nós vamos trabalhar para que essa crise não cause os efeitos perversos aqui no Brasil que está causando no Japão e nos Estados Unidos, com milhões de desempregados – disse Lula em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.

Citando a força do mercado interno e a maior capacidade do país de enfrentar crises externas, o presidente sublinhou que os brasileiros precisam ter "fé" e "esperança", além de começar 2009 com a "cabeça erguida". Lula voltou a dizer que o Brasil deve encarar a crise como uma oportunidade para fazer o que ainda não realizou.

– O que o Brasil será em 2010 vai depender do que a gente tenha capacidade de fazer em 2009 – afirmou.

O presidente fez também um balanço de 2008. Para Lula, o saldo foi positivo, pois, apesar de enfrentar dificuldades no último trimestre devido à falta de crédito no mundo, a economia doméstica cresceu e gerou empregos.

– O Brasil teve um ano, eu diria, bom. Não vou dizer ótimo, mas um ano bom – concluiu.

Desabrigados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou ainda que o governo “fez tudo o que estava ao seu alcance” para atender às vítimas das enchentes e dos deslizamentos de terra em Santa Catarina, devido à chuva dos últimos meses. Até sábado, 136 pessoas morreram no Estado. Lula também garantiu que vai continuar trabalhando em parceria com governo estadual e com as prefeituras das cidades atingidas. O objetivo, segundo ele, é ajudar o povo catarinense a se reerguer e a “levantar a cabeça”.

– Temos que trabalhar mais fortemente para recuperar o estado de Santa Catarina e também os outros estados que foram vítimas de enchente – disse.

O presidente afirmou ainda que é preciso começar o ano de 2009 “de cabeça erguida e com disposição”.

– Acho que vai ser um 2009 de muito trabalho, de muita dedicação de todos os brasileiros, porque é o momento de nós entendermos que o Brasil depende única e exclusivamente da capacidade de seu governo, da capacidade de sua gente, da capacidade dos seus empresários. Se todos nós trabalharmos com essa convicção, teremos um bom 2009 – concluiu.

Nenhum comentário: