segunda-feira, 18 de agosto de 2008

UM EXCELENTE TEXTO

Desde a Comuna de Paris, na metade do século XIX, sabemos que esse negócio de esquerda unida é balela. Se não, não haveria tantos grupos de esquerda ao longo da história, como os anarco-sindicalistas, comunistas, e dentro deles, maoístas, stalinistas, leninistas, trotskistas, sem contar as inúmeras divisões que existem dentro do PT e que vivem brigando entre si. E eles não conseguem transcender essas divisões ideológicas e acabam rachando sempre, e sempre, dando origem a outras siglas, como PCO, PSTU, PT do B e PSOL, entre outras.Há muita raiva com foco mal direcionado.

Acredito sim, que os militantes de esquerda provavelmente façam uma opção pelo Lula, mas jamais por ele representar uma alternativa de esquerda para o país, mais por representar menos perdas para a esquerda e para o País do que um governo demo-tucano.

Acredito no diálogo,especialmente por pensamentos que são - a meu ver - tão essenciais na vivência coletiva, como a promoção da inclusão social, a iniciativa de compartilhar, a visão da teoria praticada no contexto, a positiva expectativa de melhoramento da consciência coletiva e o diálogo, a criatividade, a construção do futuro.

Este nosso espaço de comunicação coletiva é um tradutor de sínteses, dentro de um conjunto conhecido de estudos,vivencias,pesquisas e conversas, que propõe um movimento de melhorias coletivas decifradas e sugeridas da filosofia, do altruísmo, da meditação, da qualidade de vida, da ética e justiça, o que, certamente, sua expressividade confirma exercitar, há muito tempo.Estamos juntos, aprendizes, atenciosos, semeadores e filósofos, para somar e multiplicar boas energias.

O que posso compartilhar com vocês é que as mudanças não dependem apenas do dirigente, mas passam por um processo muito mais profundo de auto-responsabilização dos servidores e da própria sociedade. Temos uma máquina pública construida para atender aos interesses de uns poucos privilegiados, e infelizmente essa cultura está impregnada e não percebida por muitos dos que atuam nela e permanecem adormecidos.

Também não pactuo com as irregularidades e ilegalidades cometidas,nem fecho os olhos, mas me reconheço co-responsável pela criação dessa realidade - ou não sabemos que projetamos nela nossa própria sombra? Eu diria que tudo o que está se passando é a projeção do inconsciente coletivo que está aí para ser integrado e proporcionar um salto na consciência coletiva do povo brasileiro. Infelizmente ainda temos uma mídia dominada pela elite e cujo olhar está restrito à reforçar os padrões e crenças daqueles que não têm nenhum interesse numa mudança mais profunda em nossa sociedade.

Igualmente temos sabido de setores da sociedade a confirmação da mudança de consciência através de posturas de corresponsabilização junto ao processo de superação dos problemas existentes. Isso tudo sem deixar de se indignar e sem concordar diante das atitudes criminosas de pessoas que também fazem(faziam) parte desse governo, ou do PT, mas igualmente acreditando que o período pelo qual vivemos, que já anunciava a retirada dos véus sobre o lado sombrio (de cada um e das organizações), precisa ser recebido com responsabilidade e sabedoria - pois os interessados em manter a sombra confinada são os primeiros a nos impregnar com suas mentiras e explicações fáceis e distorcidas da realidade.

O que não posso me omitir de dizer e´que ousamos colocar o dedo nos mitos institucionalizados como "impossíveis de mudar", e colocamos nosso coração no estabelecimento do diálogo e na manifestação da criatividade coletiva para uma nova relação estado/sociedade = pouco ou quase nada divulgada mas com resultados reais de melhoria da vida da ampla maioria da população brasileira, e na vida de cada um de nós, que no compromisso com seu crescimento interior se sente cada vez mais aberto ao outro, e grato ao novo campo mórfico que pouco a pouco se constitui nesse organismo vivo.

Colaboração da amiga Soraia.
Comentários.

Acrescentando ao ótimo texto de Soraia, mas precisamente na parte que ela se refere à indignação, eu diria que sou petista, mas não comungo com safadeza, nem com corrupção de quem quer que seja, muito menos de petista. Para mim, petista corrupto tem de ser penalizado, se possível com pena com requinte de crueldade, para nunca mais roubar.

Nenhum comentário: