quinta-feira, 2 de outubro de 2008

BAIXARIA TUCANA


02/10/2008 - 09h38

Em São Bernardo, panfletos associam vice da chapa petista a crime ambiental e agressão
Nicole BrionesEspecial para o UOLEm São Bernardo do Campo

Às vésperas do primeiro turno das eleições municipais, panfletos apócrifos estão sendo distribuídos e apreendidos em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O material ataca o cantor e deputado federal Frank Aguiar (PTB), que é vice na chapa do petista Luiz Marinho. As correspondências apresentam como remetente o próprio parlamentar e o acusam de enfrentar processos por crime ambiental e agressão à ex-mulher.

No dia 24 de setembro, foram apreendidos cerca de mil exemplares da publicação no Jardim Las Palmas, bairro da periferia da cidade. A distribuição do material era feita por Luiz Carlos Siqueira, então cabo eleitoral na campanha do candidato a vereador Ademir Silvestre (PSB), que apóia a candidatura de Orlando Morando (PSDB), outro postulante ao cargo de prefeito e que está polarizando a disputa com Marinho. Segundo Silvestre, Siqueira foi afastado da campanha. "Não tenho ligação com esses panfletos e desconheço a autoria, por isso ele foi afastado", disse.


Material, sem identificação de remetente, acusa candidatode agressão à ex-mulher
Em resposta à ação, o presidente municipal do PT, Wanderley Salatiel, registrou um boletim de ocorrência. O documento foi registrado no 3° Distrito Policial da cidade. "Recebi uma ligação à 1h informando que a distribuição estava acontecendo no (Jardim) Las Palmas", explicou Salatiel. Segundo o petista, as publicações, que serão analisadas pela perícia, foram apreendidas em um carro com propagandas do candidato governista à prefeitura, deputado estadual Orlando Morando. "Iremos entrar com um processo pedindo a cassação da candidatura de Morando", disse o presidente.

A assessoria de Morando declarou que o candidato não está ligado à produção dos panfletos e que o cabo eleitoral flagrado distribuindo o material trabalhava apenas na campanha de Ademir Silvestre.

No último domingo (28), foi realizada uma reunião com o juiz eleitoral da 296ª sessão eleitoral, Wagner Roby Gidaro. No encontro compareceram as lideranças do PT, PSBD e PPS, siglas que polarizam no pleito do município. "Fizemos um acordo de prosseguir com uma campanha limpa, sem publicar esse tipo de material", informou Salatiel. No entanto, desde segunda-feira (29) moradores do bairro voltaram a receber panfletos, que não têm o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da gráfica, nem do candidato responsável pela confecção, o que caracteriza o material como ilegal.

Segundo o ex-prefeito da cidade, Maurício Soares (PT), coordenador da campanha de Marinho, Frank Aguiar não registrará boletim de ocorrência. "Ele não vai responder a baixaria que está sendo feita pelos nossos adversários. É evidente que as acusações são falsas, esses documentos não têm procedência", afirmou.

Desde o início da campanha eleitoral, São Bernardo apresenta uma das disputas mais acirradas do ABC. O episódio dos panfletos é apenas mais um envolvendo polêmica entre os prefeituráveis do município. O candidato à vice da coligação governista, Edinho Montemor (PSB), foi recentemente baleado durante atividade de campanha. Mas a hipótese de atentado político foi descartada.

Nenhum comentário: