quinta-feira, 16 de outubro de 2008

PREFEITO DO DEMO É FLAGRADO RECEBENDO PROPINA


Prefeito é flagrado recebendo dinheiro vivo

O prefeito de Mirandópolis, no interior de São Paulo, Zé Antônio (DEM), flagrado recebendo dinheiro vivo dentro da Prefeitura; ele nega recebimento de propina, mas se esquiva de nomear o autor do pagamento
Raphael Prado


A tranqüila cidade paulista de Mirandópolis, distante 538 km de São Paulo, agitou-se na última campanha eleitoral. Tudo por conta de um vídeo em que o prefeito da cidade e candidato à reeleição José Antônio Rodrigues (DEM) aparece recebendo dinheiro vivo em seu gabinete, dentro da Prefeitura. O internauta de Terra Magazine pode ver as imagens aqui.


O DVD foi deixado na residência de Luiz Oscar Ribeiro, presidente da ONG Organização de Defesa da Cidadania de Mirandópolis (Ordem). Uma carta no envelope, anônima, identificava o autor do vídeo como um "fornecedor da Prefeitura". Assinava a mensagem "O



No vídeo, o suposto fornecedor declara fazer dois pagamentos; segundo ele próprio, nos valores de R$ 6.900,00 e R$ 5.400,00. O prefeito pega os maços de dinheiro e, após um corte no vídeo, aparece fazendo duas ligações. A primeira, a Francisco Falcão de Moura, diretor do Departamento da Fazenda da cidade. A segunda, ao Tesoureiro da Prefeitura, José Carlos Pereira Sanches, identificado pelos apelidos "Bucha" e "Buchinha". Pede a liberação de pagamentos, citando o valor de R$ 18 mil.

O prefeito refuta que o valor recebido seja propina e diz que o objetivo da gravação era enfraquecê-lo durante a campanha eleitoral. Zé Antônio contesta a veracidade do vídeo, mas não nega que o fato gravado tenha acontecido:

- Eu não estou dizendo que não aconteceu isso. Não é isso. Mas não aconteceu da forma como quiseram me colocar, como culpado.

Segundo o prefeito, um laudo foi preparado pelo perito Ricardo Molina comprovando que o vídeo "é uma farsa, que há descontinuidade de cenas" - palavras de Zé Antônio (leia aqui a íntegra da entrevista com o prefeito). Há, de fato, descontinuidade das cenas, mesmo no vídeo a que Terra Magazine teve acesso; a voz do suposto fornecedor da prefeitura também está distorcida - "O Extorquido" diz na carta anônima que encaminhou à ONG de Mirandópolis: "Tenho medo de represálias".

O vídeo nas eleições

O rebuliço provocado pelo vídeo na cidade de 25 mil habitantes foi enorme. Panfletos foram distribuídos nas ruas, cópias dos DVDs foram entregues a alguns moradores. Mesmo assim, Zé Antônio foi reeleito com 63,21% dos votantes - o que representa 9.131 mirandopolenses. O segundo colocado teve 4.628.

Quando soube que o vídeo circulava pela cidade, o prefeito agiu de imediato. Entrou na Justiça pedindo que a ONG Ordem não divulgasse "qualquer notícia, fato ou documento" sobre o caso, "exceto ao Ministério Público" - atitude que o presidente Luiz Oscar Ribeiro de fato tomou. O prefeito pediu também que Ribeiro informasse "imediatamente se já divulgou tais fatos e eventuais documentos para terceiros, indicando nome e endereço para que tais materiais sejam recolhidos".

Em caráter liminar, a juíza Ruslaine Romano, da 2ª Vara de Mirandópolis, acatou o pedido do advogado de Zé Antônio e estabeleceu multa diária de R$ 10 mil se a ONG divulgasse "a terceiros o material de áudio e vídeo e eventuais documentos relacionados às denúncias". A juíza também determina que o assunto seja tratado em sigilo de justiça, atendendo mais um pedido dos advogados do prefeito. Na decisão, no entanto, a magristrada reconhece: "este Juízo não teve acesso ao conteúdo do material" (imagem abaixo).



Mágoa de prefeito

O mandatário mirandopolense diz-se muito chateado com o escândalo que - repete várias vezes - já foi julgado pela população da cidade com sua reeleição. Ele chega a pedir que Terra Magazine não publique o conteúdo do material:

- Agora, eu gostaria muito que você não colocasse isso mais (no ar). Porque isso já me machucou muito. Tá?

Questionado se o fato não era de interesse público e que devesse chegar ao conhecimento da população de Mirandópolis, o prefeito pondera:

- (silêncio) Mas o interesse público está sendo investigado. Eu estou sendo investigado, eu não estou fugindo da realidade. Eu vou me defender publicamente. E já me defendi publicamente com a votação que eu tive.

Ao Tribunal Superior Eleitoral, José Antônio Rodrigues declarou possuir um patrimônio de R$ 95.293,52. Na segunda parcial de gastos feita também ao TSE, o prefeito declara ter obtido R$ 4.115,00 de receita para realizar a campanha de 2008.

Terra Magazine

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, eu moro na cidade de Mirandopolis (sp), tenho a maior vergonha da politica da minha cidade, aqui não existe lei , tudo acaba em pizza.
O prefeito recebeu propina, a policia de Andradina (sp) investigou e apurou o caso e declarou que é veridico e o prefeito continua atuando numa boa.
As contas da prefeitura foi rejeitada pelo Tribunal de contas
3 vezes. e nada acontece com esse ladrão.
O pior de tudo é a safada da muher dele anda na cidade como se fosse melhor que os outros.
Por favor faça alguma coisa , Mirandópolis esta se acabando, o unico emprego que o atual propineiro deu a população dessa cidade foi de catador de reciclagem.