domingo, 12 de outubro de 2008

TCM TENTA DAR UMA FORCINHA A KASSAB, MAS É CLARO QUE MARTA FEZ MAIS PELA SAÚDE DA CIDADE DE SÃO PAULO

12/10/2008

TCM vê falhas nas gestões de Marta e Kassab na saúde


da Folha Online

As gestões de Gilberto Kassab (DEM) e de Marta Suplicy (PT) na Prefeitura de São Paulo entre 2001 e 2007 apresentaram deficiências na área da saúde, segundo relatórios anuais produzidos pelos auditores e avaliados pelos conselheiros do TCM (Tribunal de Contas do Município). A informação é do repórter Rubens Valente, em matéria publicada na Folha deste domingo.

No caso da gestão de Kassab, um relatório de 2007 aponta deficiências no Programa Saúde da Família, como número de equipes menor do que o estabelecido no PPA (Plano Plurianual). Outro relatório, de 2006, revela déficit de médicos e problemas de atendimento das AMAs (unidades de atendimento ambulatorial).

Já na gestão de Marta, um relatório de 2004 revela que não foram cumpridas metas para a saúde, como redução da taxa de mortalidade infantil e materna, implantação de equipes de saúde e informatização da rede de UBS (Unidade Básica de Saúde). Outro, de 2002, aponta que a prefeitura não publicou a demonstração dos gastos.
Promessas

A saúde tem sido uma das áreas mais abordadas nos planos de governos dos candidatos à Prefeitura de São Paulo.

Marta declarou que pretende incorporar à rede de 31 policlínicas --que prometeu fazer na cidade-- a criação de centros de atendimentos a idosos. A proposta havia sido apresentada pelo candidato derrotado Geraldo Alckmin e sinaliza uma tentativa de aproximação da petista. Enquanto isso, Kassab promete construir hospitais na região de Parelheiros, na zona sul da cidade.
Levantamento feito pela Folha mostra que a saúde já teve destaque nos planos de governo dos dois candidatos em campanhas anteriores (Marta em 2000 e Serra/Kassab em 2004).
Em sua gestão, em 2000, Marta voltou a incluir a cidade de São Paulo no SUS. Já Kassab entregou os hospitais de M'Boi Mirim e de Cidade Tiradentes, e fez o projeto Mãe Paulistana (assistência a gestantes).

Outro lado

Secretário de Gestão na prefeitura entre janeiro de 2005 e setembro de 2007, o atual secretário municipal de Saúde, Januario Montone, disse à Folha que a atual gestão "efetivamente priorizou a saúde", destinando, segundo ele, mais recursos próprios para o setor do que a gestão de Marta Suplicy.

"Esta gestão efetivamente priorizou a saúde, que está atingindo 20% do Orçamento, R$ 3,2 bilhões neste ano e R$ 4 bilhões e alguma coisa no ano que vem. O que mostra a prioridade não é o Orçamento, é o que a prefeitura, dos impostos que ela arrecada, o que ela investe. É isso que mostra que você priorizou. Nós estamos aplicando 20%."

A assessoria de imprensa da campanha de Marta respondeu, por e-mail, que a gestão da candidata reduziu as taxas de mortalidade infantil e materna. Segundo a assessoria, a gestão de Marta aumentou "em mais de 150%" o investimento na saúde entre os anos de 2001 e 2004.

"De 2001 a 2004, a mortalidade infantil caiu de 15,79 para 14,00 por 1.000 nascidos vivos; a materna de 55 para 35,1 por 100.000 nascidos vivos, e o PSF [Programa de Saúde da Família] atingiu 800 equipes. A saúde bucal estava abandonada. Desde o tempo de Luiza Erundina [1989-1993] não se contratava um dentista na cidade. (...) A gestão Marta contratou 243 dentistas e cem profissionais técnicos", disse a assessoria.
Comentário.
O TCM bem que tentou dar uma forcinha a Kassab.
Leia a matéria toda e compare.
Não resta dúvida que Marta fez muito mais pela saúde da cidade de São Paulo.

Nenhum comentário: