quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Dilma diz estar curada do câncer linfático


03/09/2009

Folha Online

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmou nesta quinta-feira que está curada do linfoma, um câncer nos gânglios linfáticos.

"Concluí o tratamento de radio [terapia]. Semana que vem faço os exames e, acho até vou dar um anúncio, que vou antecipar aqui. Do ponto de vista dos médicos, estou curada", disse Dilma em entrevista à rádio Gaúcha, de Porto Alegre (RS).

Em 25 de abril, ela anunciou a retirada de um nódulo de 2,5 centímetros da axila esquerda. Em meados de maio, Dilma foi internada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com fortes dores nas pernas. Ela foi diagnosticada com miopatia, uma inflamação muscular provocada pelo tratamento contra o câncer.

A ministra é o provável nome petista para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, ela aproveitou evento sobre saneamento para falar da questão ambiental do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) --momento em que a pré-candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) à Presidência ainda é digerida no governo e no PT.

Dilma citou o que chamou de "respeito" do governo federal à água e ao ambiente --tema-chave de Marina. "É impossível termos vida se não tivermos respeito à água. Respeitar a água é respeitar os mananciais, respeitar os mananciais é respeitar o meio ambiente. Esse programa de saneamento é em primeiro lugar o respeito às águas desse país", disse a ministra da Casa Civil.

A seguir, ela falou por cerca de dez minutos sobre melhorias feitas pelo governo nas áreas de esgoto e saneamento para, logo depois, retomar a discussão sobre ambiente. "Como iniciei minha fala, no centro da vida nas cidades estão nossos rios porque precisamos disso para viver. Respeitar esses rios é algo fundamental."

Nenhum comentário: