quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Globo acreditou na Miriam Leitão e quase quebrou


10 de Setembro de 2009


Em 98, a Miriam Leitão (aquela "comentarista de economia" que aterroriza as manhãs do Brasil) "garantia" que a paridade entre real e dólar seria mantida. A família Marinho acreditou, e por isso a Globo seguiu endividada em dólar. Quando FHC se reelegeu, a paridade foi pro vinagre. Quem devia 1 bilhão de dólares (=1 bilhão de reais), de repente passou a dever 3 vezes isso.

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador


A Globo quase quebrou. Porque acreditou na Miriam Leitão. Eu trabalhava lá, e sei bem como apertaram os cintos, venderam afiliadas, cortaram gastos: entregaram os anéis para salvar os dedos.

Onze anos depois, a Miriam Leitão persiste no erro. Só que agora, em vez de previsões otimistas, ela inverte os sinais. Aposta contra o Brasil. Dá ouvidos para consultores que não acreditam no Brasil.

Confiram, no texto de Augusto da Fonseca, no FBI (Festival de Besteiras da Imprensa).

RC Consultores tem apenas quatro meses para fazer o Indice Bovespa cair aos 45 mil pontos: é isso ou o descrédito!

Em 29/07/09, a pitonisa Míriam Leitão publicou em seu blog o post "RC: Ibovespa com 45 mil pontos no fim do ano".

RC não é o cantor Roberto Carlos mas sim a empresa de consultoria do Paulo Rabello de Castro, RC Consultores, que tem um currículo invejável.

No currículo não está claro se ele é um economista cartesiano ou "emo".

Segundo a Míriam, "a RC Consultores estima que o Ibovespa chegue no final do ano com pontuação em torno de 45 mil"

Fui checar a quantas anda o IBovespa, nesta quarta-feira cabalística (9/9/9)

Tá lá no G1 "Bovespa tem leve alta, mas garante nova máxima para o ano"

"A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou com discreta alta nesta quarta-feira (9), mas conseguiu, mesmo assim, um novo recorde de pontos para o ano de 2009, atingindo o melhor patamar desde o fim de julho do ano passado. O índice Ibovespa, referência para o mercado brasileiro, fechou o dia com ganho de 0,10%, aos 57.909 pontos. O índice não teve grandes variações no dia, mas chegou a ultrapassar a barreira dos 58 mil pontos, que passou a ser nova meta para o mercado brasileiro."

Faltando apenas quatro meses para terminar o ano, a RC Consultores tem que fazer alguma coisa para virar esse jogo, já que ao IBovespa precisa cair 13 mil pontos, para chegar aos 45 mil previstos.

Ou então, humildemente, realizar autocrítica, entregando o anel para não perder os dedos...

Sob pena de descrédito e falência em 2010, apesar das previsões dos economistas cartesianos do Relatório Focus de crescimento de 4,0% do PIB.

Pelo andar da carruagem da economia
, talvez seja a única empresa brasileira a falir em 2010.

2 comentários:

Momento Verdadeiro disse...

Amigo, boa noite. Você falou uma verdade, essa história de prognóstico economico é pura especulação. Não só do ponto de vista administrativo como social a globo a muito tempo, esta perdendo espaço. Ora só aqueles que não "pensam", não veem isso. Gostei desse post amigo vou coloca-lo com seus respectivos créditos em meu blog. E assim vamos desmascarar essa corja de pessimista do País.

www.momentoverdadeiro.blogspot.com

Atenciosamente,
Washington

O TERROR DO NORDESTE disse...

Washington, fique a vontade.