quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O homem da PETROBRAX sai da toca

O povo brasileiro conhece essa figura. Esse cidadão, hoje blogueiro, foi amante da filha de FHC. Foi ele, como presidente da PETROBRAS, que teve a brilhante ideia de criar(para o bem dos tucanos, claro) a PETROBRAX, com objetivo de vender a PETROBRAS. Esse cidadão, justamente no dia que Lula e Dilma mandam para o Congresso Nacional o projeto de lei do marco regulatório do petróleo, ganha espaço no PIG para criticar o governo.Cai fora, malandro, teu tempo já passou. A PETROBRAS é do povo brasileiro, não de um bando de corruptos que só sabem vender o patrimonio nacional.


Zylbersztajn faz críticas ao novo modelo estatal

Autor(es): AGNALDO BRITO
Folha de S. Paulo - 02/09/2009


Um dos personagens centrais da mudança da Lei do Petróleo no governo Fernando Henrique, o ex-diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo) David Zylbersztajn, disse que o governo Lula vai criar um novo modelo de exploração de petróleo sem informar ao país o porquê de o anterior não funcionar. O executivo, que hoje atua como consultor, criticou o viés estatizante da proposta, a vantagem da Petrobras e o papel ainda nebuloso da Petro-Sal.


FOLHA - O sr. participou da mudança do marco regulatório em 1997. A mudança anunciada pelo governo Lula lhe agradou?


DAVID ZYLBERSZTAJN - Até agora não está claro por que mudou. Nenhuma das justificativas explica por que o modelo atual não é adequado para o pré-sal. Outra questão: ninguém sabe ainda quanto vai arrecadar com as novas reservas, e o governo já está criando um fundo e fazendo promessas, sem apresentar nem estimativas sobre quanto pretende arrecadar. As grandes descobertas feitas até agora que já estão estimadas são as de Tupi e Iara, mas essas vão ficar todas no modelo anterior.

FOLHA - O novo modelo prevê um Comitê Operacional dentro dos consórcios. Metade será indicada pela Petro-Sal. Isso inibe investidores?


ZYLBERSZTAJN - É pouco provável que alguém tenha interesse em investir onde tenha que dividir com uma estatal decisões de investimento. A estatal vê os interesses do governo. Quem vai indicar os dirigentes dessa estatal? Não haverá indicações políticas? Indicação política numa empresa que vende petróleo é algo preocupante. Não sei se precisávamos colocar esse bode na sala.

FOLHA - O sr. diz que não vê argumento técnico para a mudança. A razão é política?


ZYLBERSZTAJN - Não vi argumentos técnicos para a mudança, mas se for derivar para o campo político, aí sim, é possível começar a compreender porque houve a decisão de mudar o modelo. E a razão é que sempre se acha que vender petróleo gera mais dinheiro do que taxar o petróleo. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse que a participação do Estado pode chegar a 80%, isso poderia ter sido feito aumentando a taxação.

2 comentários:

Anônimo disse...

o pre sal sera o carro chefe da camapnha vitoriosa em 2010*...lula da silva tirou do armario historico o discurso nacionalista,mas atualizado ao tempo,de getulio vargas***

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônimo, não tenho dúvida. Tem mais: a oposição pode estar se enforcando com essa ideia de não ter urgencia na aprovação do novo marco regulatório. Já vi gente, hoje, metendo o pau nos demotucanos.