por Conceição Lemes
O governo federal é
o maior anunciante do Brasil. Em 2012, os recursos destinados à publicidade de
ministérios, órgãos e empresas estatais somaram R$ 1.797.848.405,13.
Valor programado por meio — Governo Federal
Desse montante,
62,63% foram investidos em televisão. A Globo, sem contar seus canais pagos,
obteve 43,98% das verbas para esse meio: R$ 495.270.915,28.
A TV fechada ficou
com 10,03%: R$ 112.953.614,07.
A TV fechada ficou com 10,03%: R$ 112.953.614,07.
Gráfico postado por
Fernando Rodrigues, em seu blog.
Jornais ficaram com
R$ 146.579.482,64 (8,15%). Revistas, com R$ 142.218.890,06 (7,91%). E rádios,
com R$ 137.626.894,74 (7,66%). Nos três meios, uma pequena queda em relação a
2011 devido à queda de circulação/audiência.
A internet, único
meio em franco crescimento, está na rabeira: R$ 95.614.065,68, isto é, 5,32%
dos investimentos.
Os dados são da
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR). Foram
gerados a partir de informações do Instituto para Acompanhamento da Publicidade
(IAP), que reproduz a previsão de uso de tempos e/ou espaços publicitários.
Elas são oriundas dos pedidos de inserção encaminhados pelas agências de
publicidade ao IAP.
Confira matéria na íntegra no Viomundo
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