segunda-feira, 22 de julho de 2013

Eduardo Campos fecha a porta depois de roubado

Secretaria de Educação diz que suspendeu contrato com empresa investigada


É sempre assim. Os bandidos roubam com a conivência do Estado, depois do roubo o Estado fecha a porta, mas aí já é tarde, pois o estrago já foi feito pelos meliantes.É esse o modo do PSB de Eduardo governar.


A secretaria estadual de Educação de Pernambuco afirmou, através de nota enviada ao NE10 neste domingo (21), que suspendeu pagamentos pendentes por equipamentos e serviços da empresa Ideia Digital. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, a Polícia Federal (PF) em Brasília soliciou ao Ministério Público a abertura de investigação sobre um dos contratos entre o Governo do Estado, sob a suspeita de superfaturamento.


Segundo a nota enviada pela Secretaria de Educação nesta tarde, a suspensão do pagamento aconteceu para aguardar o resultado de auditorias realizadas pela Controladoria Geral do Estado (CGE) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A investigação acontece desde março do ano passado.

Leia a resposta na íntegra:

"1. Em março de 2012, diante da veiculação pela imprensa de denúncias de supostas irregularidades em um contrato da Ideia Digital, empresa que funciona regularmente e presta serviços a diversos órgãos de diferentes estados, esferas administrativas e poderes do país, o Governo do Estado determinou à Controladoria Geral do Estado (CGE) a abertura de processo de auditoria, que deverá ser concluído nos próximos dias, após análise de esclarecimentos prestados pelos gestores do contrato. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também iniciou auditoria sobre o mencionado contrato.

2. Enquanto aguardava o posicionamento final dos órgãos de controle, a Secretaria de Educação (SEE) suspendeu pagamentos pendentes por equipamentos já entregues e serviços já prestados pela empresa, da ordem de R$ 18 milhões, garantindo a preservação do interesse público, inclusive no tocante à compensação de eventual prejuízo ao estado causado por ação ou omissão dos participantes do processo.

3. A CGE também ficou no aguardo do relatório final do inquérito policial noticiado pela imprensa, o qual, pelo que se verificou agora, não trouxe nenhum fato novo assim como não apontou objetivamente nenhum questionamento em relação ao contrato mantido pela Secretaria de Educação de Pernambuco.

4. O contrato com a Ideia Digital destina-se à aquisição de equipamentos e contratação de serviços para implantação do Projeto Gestor Móvel. O Gestor Móvel promove a inclusão de novas ferramentas educacionais e serviços de TIC no dia a dia dos educadores e alunos. Além disso, estimula o uso de ferramentas e conteúdos para a Educação digital e a modernização da gestão pública.

5. No momento da suspensão do contrato, o processo estava implantado em 392 das 1.089 escolas da Rede Estadual, operando segundo os parâmetros técnicos exigidos e de acordo com certificação da área especializada da SEE."


A PF também pediu, além da apuração do contrato com o Governo de Pernambuco, que as investigações sobre outras autoridades fossem aprofundadas, entre elas a do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e os deputados federais Efraim Filho (DEM-PB) e Valtenir Pereira (PSB-MT).JC online

Nenhum comentário: