sábado, 25 de abril de 2015

Senadora do PCdoB propõe o fim da “reeleição infinita” para parlamentares

 Eu apoio essa ideia!

Vanessa Grazziotin apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restringe o número de reeleições de senadores e deputados federais e estaduais


Por Redação


A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restringe o número de reeleição de senadores e deputados. De acordo com a proposta, senadores poderiam se reeleger uma vez e deputados estaduais e federais, duas vezes. De acordo com a parlamentar, o objetivo é “evitar a profissionalização da política”. “A atividade política se tornou uma carreira, em que muitos do que nela ingressam não mais retornam para as suas atividades profissionais de origem”, acredita a parlamentar.

Além da proposta de Vanessa Grazziotin, outras duas, com objetivos semelhantes, foram apresentadas. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou projeto de lei que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores do estado e do Distrito Federal e prefeitos. Da Mata afirma que a reeleição “provoca desequilíbrios na disputa eleitoral, em razão da utilização da máquina estatal e do prejuízo causado à governabilidade”.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) também apresentou PL que acaba com a reeleição para os cargos do Executivo. “A reeleição – sistema que não é unanimidade nos regimes presidencialistas modernos – permanece como uma forma de subverter o princípio de alternância no poder, que é uma das características essenciais dos regimes democráticos”, analisa o parlamentar.

Com informações da Agência Senado

Foto: Pragmatismo Político

Um comentário:

BRASIL ESPÉRANÇA edson tadeu disse...

é valida mais tem que se fazeralgumas mudanças por exemplo.
SABEMOS QUE TEMOS PARLAMENTARES QUE QUERIAMOS QUE ELE NOS REPRESENTASSE PELO RESTO DA VIDA NESSE CASO APRESENTADO ELE SAÍRIA E QUEM PERDERIA ERA O PAIS PÁRA SE EVITAR ISSO -O CERTO SERIA QUE O PARLAMENTAR JA COM MANDATO SO SE REELEGESSE UMA VEZ DEPOIS DE VENCIDO ESSE ULTIMO MANDATO ELE SO PODERIA SE CANDIDATAR DEPOIS DE 4 ANOS. - ASSIM NAO PERDERIAMOS BONS PARLAMENTARES. sei que os que nao prestam vai ter a chance mais ai tambem depende da consciencia do povo de seus respectivos estados