segunda-feira, 18 de agosto de 2008

EIS AI A FICHA DO ILIBADO RAUL JUNGMANN


Raul Jungmann e mais oito são alvo de ação por desvio de verbas do Incra

A Procuradoria da República no Distrito Federal entrou com ação por improbidade administrativa contra o deputado federal pelo PPS-PE e ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann. O parlamentar e mais oito pessoas são acusadas pelo MPF (Ministério Público Federal) de participar de um esquema de desvio de recursos públicos para o pagamento de contratos de publicidade do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), entre 1998 a 2002 —época em que Jungmann era ministro.
Entre os acusados está o publicitário Roberto Medina, proprietário da empresa Artplan e organizador de todas as edições do Rock in Rio. O MPF pede que todos sejam condenados a devolverem integralmente os valores desviados (cerca de R$ 33 milhões) corrigidos. Também pede a anulação dos contratos firmados entre o Incra e empresas de comunicação. A ação civil pública foi distribuída para a 17ª Vara Federal de Brasília. Na ação, o MPF alega que o Incra firmou acordo com as empresas Artplan Comunicação S/A, de propriedade de Medina, e Casablanca Comunicação e Marketing Ltda, que teriam causado prejuízos de cerca de R$ 33 milhões aos cofres públicos.
Segundo a ação, o esquema de desvio de verba acontecia por meio de subcontratações sucessivas e superfaturadas, sem procedimento licitatório ou fiscalização. De acordo com o MPF, em 2001, em razão de suspeitas de irregularidades no contrato com a Casablanca, uma nova licitação foi feita e vencida pela empresa Artplan, sendo que o esquema de desvio de verbas teria continuado.
Os procuradores da República José Alfredo de Paula Silva e Raquel Branquinho afirmam na ação que "as provas colhidas revelam de modo claro a existência de uma verdadeira estrutura ilícita, nos moldes de uma quadrilha, destinada a dilapidar o patrimônio do Incra por meio de sucessivos desvios nos contratos de publicidade".Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário na gestão Fernando Henrique Cardoso (1996-2002), Julgmann, que foi reeleito deputado federal para o mandato 2007 a 2011, notabilizou-se no final do ano passado pela autoria do mandado de segurança impetrado no STF (Supremo Tribunal Federal) no final do ano passado, que ressultou na suspensão do aumento de 91% no salário dos parlamentares.
Além dele, também assinaram o mandado de segurança os deputados federais Carlos Sampaio (PSDB-SP), Fernando Gabeira (PV-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP).EnvolvidosAinda conforme a ação do MPF, o ex-ministro Raul Jungmann e a jornalista Flávia Torreão, assessora de comunicação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, são acusados de chefiar o esquema de desvio de verbas. O esquema teria ainda a participação de servidores públicos do Incra e de representantes das empresas envolvidas.
Além de Jungmann, Medina e Flávia Torreão, também figuram na ação os servidores públicos Ernesto Lincoln Marinho Magalhães e Almir Freitas de Souza, o jornalista Eliney Pedroso Faulstich, os representantes das empresas da RNN Comunicação e Marketing S/C Ltda, Rebeca Scatrut e Alba Rosas Costa Chacon, e Juliano Torres, diretor da Casablanca. As empresas Artplan Comunicação S/A, Casablanca Comunicação e Marketing Ltda e RNN também foram acusados, junto com o Incra.Outro ladoA reportagem de Última Instância não conseguiu contatar o deputador Raul Jungmann.
O gabinete do parlamentar também não respondeu à reportagem. Em entrevista a rádio Jovem Pan, o ex-ministro chamou de "infundada e irresponsável" a ação e afirmou que provará sua inocência. Jungmann se disse surpreso com as acusações e afirmou que, na qualidade de ministro, não tinha nenhuma ingerência na escolha dos contratos firmados pelo Incra. O diretor executivo da empresa Casablanca Juliano Torres, afirmou à reportagem de Última Instância que considera absurda a denúncia do MPF. “Em relação à Casablanca, as acusações são infundadas. Tivemos o contrato com o Incra no período citada.
Prestamos nosso serviço de acordo com o contrato assinado, de acordo com a legislação da propaganda vigente e com a lei de licitações”, afirmou o diretor.Segundo Torres, que também é acusado pelo Ministério Público, não houve desvio, nem superfaturamento. “A empresa está aberta para qualquer tipo de esclarecimento”, afirmou. Quanto a informação de que ocorreu novo licitação por suspeita de irregularidade, Torres disse que “o contrato venceu e não podia ser mais prorrogado, motivo pelo qual foi feita nova licitação”.
A assessoria da Artplan, informou à reportagem de Última Instância que não poderia se manifestar, por não ter sido oficialmente informada das acusações. Segundo a assessoria, o departamento jurídico da empresa foi acionado para avaliar a questão, mas somente após conhecer oficialmente as alegações do MPF a empresa se pronunciará.Os demais acusados não se manifestaram até o momento.Quinta-feira, 11 de janeiro de 2007.
Comentários.
Posso estar sendo radical com Raul Jungmann, mas não posso aceitar como honesto, como paladino da ética, um político acusado de corrupção.
Que sujeito mais hipócrita.

Nenhum comentário: