domingo, 17 de agosto de 2008

QUANDO VOLTAR DE VIAGEM SERRA VAI COLOCAR A CULPA NO PT.

Incêndio destrói Cultura Artística; diretora do teatro fala em luto

Folha Online

A diretora artística do Cultura Artística, Gioconda Bordon, estima que grande parte do patrimônio físico do teatro foi destruída em decorrência do incêndio que atingiu o teatro, localizado na altura do número 200 da rua Nestor Pestana, na região central de São Paulo, neste domingo (17).

Além da sala principal, a Esther Mesquita, com capacidade para 1.156 lugares, a aparelhagem técnica, de iluminação, palcos, platéia, todos os camarins e cenários das duas peças em cartaz foram completamente destruídas.
Sidinei Lopes/Folha Imagem

Incêndio atingiu o teatro Cultura Artística, em São Paulo, neste domingo; veja imagens
Dois pianos Steinway, de Hamburgo, --um deles doado pela família Baungart e estimado em US$ 100 mil, e o outro comprado pela Secretaria de Estado da Cultura com o auxílio da Cesp (Companhia Energética de São Paulo)--, também devem ter sido devorados pelo fogo, segundo Bordon. Os pianos Steinway são conhecidos como os instrumentos de mais alta qualidade da área e também os mais caros.

O Cobom (Corpo de Bombeiros) afirma ainda não ser possível determinar a causa do incêndio, que atingiu no começo da manhã as instalações do teatro. Inicialmente, uma explosão em um prédio vizinho ao teatro foi apontada como a causa do fogo, já extinto. As equipes dizem que devem fazer o trabalho de rescaldo durante todo o dia, e ainda assim não conseguir terminá-lo.
Além disso, engenheiros da Prefeitura de São Paulo vão fazer uma vistoria no local para saber se a estrutura do prédio foi comprometida.

Apesar da força das chamas, o painel de 48 metros de largura por 8 metros de altura assinado por Di Cavalcanti, que fica na fachada do teatro, não foi atingido. Histórico, o teatro Cultura Artística foi inaugurado em março de 1950 com a apresentação do maestro Heitor Villa-Lobos.
Luto

Mesmo sabendo que o estrago foi grande, Bordon afirma ainda ser muito cedo para falar qualquer coisa a respeito de prejuízos. "Não temos condições de entrar lá, a área está interditada e a perícia ainda não chegou para saber os danos de fato."

Segundo ela, o fogo pode ter começado no andar de cima, já que um dos guardas sentiu cheiro forte de fumaça vinda daquela direção, já quando atingia os últimos camarins. No entanto, a diretora descarta a possibilidade do fogo ter sido provocado pelas instalações do próprio teatro, que havia recebido perícia do corpo de bombeiros 15 dias antes.
Divulgação

Fachada do Teatro Cultura Artística com tela de Di Cavalcante, antes do incêndio
Ainda de acordo com a diretora, a sala onde é mantido um rico acervo fonográfico pode ter se mantido intacta, pois é localizada próximo às salas administrativas e ao saguão, que, segundo os bombeiros, são áreas que não foram atingidas.

A sala Rubens Sverne, menor e com capacidade para 339 lugares, também não foi atingida, mas entra na estimativa de estragos por ter ficado alagada em virtude do trabalho dos bombeiros em apagar o fogo.

Sobre a possibilidade do incêndio ter sido proposital ou criminoso, Bordon afirma não ter nenhuma informação que leve a qualquer informação precisa.

A diretora foi informada sobre o incêndio pelo também diretor do teatro Pedro Herz, às 7h. "Fiquei sem palavras. Nunca havia perdido algo meu em uma calamidade, é algo terrível, muito triste. Estamos todos muito abalados."

Depois do cálculo dos estragos, o próximo passo da diretoria é ver como será feita a retomada das agendas, que estava programada com espetáculos até novembro. "Você não sabe o que fazer, é um luto estranho, e um momento muito difícil para ver as conseqüências dessa perda", disse a diretora.

Espetáculos

A notícia se espalhou rapidamente pelo meio artístico, facilitando a transferência do espetáculo da Orquestra Filarmônica de Liège, que se apresentaria no Cultura Artística amanhã (18) e na terça (19). "A orquestra chegou nesta madrugada, tínhamos que dar um jeito."

O evento foi transferido para o Teatro Municipal, na segunda-feira (18), às 21h, e para a Sala São Paulo, na terça (19), no mesmo horário. Quem já adquiriu os ingressos, podem apresentá-los na entrada dos teatros.

As apresentações das duas peças teatrais em cartaz no Cultura Artística, "O Bem Amado", com Marco Nanini, e "Toc Toc", de Alexandre Reinecke, estão canceladas neste domingo. Já as datas das próximas apresentações estão indefinidas. De acordo com a diretora, quem já comprou ingressos para apresentações futuras será ressarcido.
Comentários.
Pode apostar que Serra, quando chegar da viagem ao Japão, vai colocar a culpa no PT. Ele gosta muito do tal "kit PT".
Disse quando Serra voltar, porque, para quem não sabe, ele viajou para o Japão para não pedir voto para Alckmin, justamente na primeira semana do guia eleitoral, momento em que a população ainda tem um pouco de interesse por isso.
Gente, esse Serra não presta. Flávio Cunha, seu ex-amiigo, que o diga.

Nenhum comentário: