quinta-feira, 7 de agosto de 2008

SÓ FALTAVA ESSA

SSP diz não divulgar ranking de crime para não afetar mercado
Para Túlio Kahn, da Secretaria da Segurança Pública, rankings levam a "interpretações simplistas ou incompletas"Hierarquizações de crimes influenciam o mercado imobiliário, o preço dos seguros e a auto-estima da população, diz o sociólogo
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirmou ontem que não divulga rankings de violência para evitar "leitura simplista" dos dados e não influenciar o mercado imobiliário, o preço dos seguros e a auto-estima da população.
A afirmação foi feita pelo o sociólogo Túlio Kahn, da CAP (Coordenadoria de Análise e Planejamento), órgão da secretaria, em entrevista convocada pela pasta após a Folha ter publicado na edição de ontem o "mapa da violência".Antes de trabalhar para o governo, Kahn atuou em núcleos de estudos que costumavam divulgar rankings de criminalidade. "Na época, eu não tinha noção do impacto que causavam na auto-estima das pessoas que moram nesses lugares, no valor de seguros de automóveis, no valor dos imóveis da área."
Kahn disse seguir a filosofia de órgãos estatísticos de outros países de não usar rankings e citou relatório do FBI, a polícia federal dos EUA: "Essas hierarquizações levam a interpretações simplistas ou incompletas, que freqüentemente criam percepções enganosas que afetam negativamente algumas cidades e seus residentes".
Embora o governo diga não querer influenciar preços, hoje, segundo a Folha apurou, as seguradoras já cobram até 20% mais por seguros de veículos que pernoitam em áreas com maior incidência de roubos e furtos, como Perdizes, Pinheiros e Lapa, na zona oeste.
Elas dispõem de amplos estudos sobre a casuística e estipulam preços com base nesses dados.Ontem, o governador José Serra (PSDB) comentou os dados. "Estamos trabalhando em todas as áreas. Na média, a criminalidade tem caído verticalmente. Temos taxas de homicídios parecidas com a de países
desenvolvidos.
Comentários.
Só faltava essa.
José Serra dando uma ajudinha à política econômica de Lula.
Daqui a pouco Serra vai dizer que impôs a venda de banana por quilo para não aumentar a inflação.

Nenhum comentário: