domingo, 17 de agosto de 2008

SAI JOÃO E ENTRA JOÃO PARA O RECIFE AVANÇAR AINDA MAIS

Recife: para João da Costa diz que 'ordem é não se acomodar'

Durante as atividades de campanha, neste sábado (16), os principais candidatos à Prefeitura do Recife comentaram os números da primeira pesquisa JC/Vox Populi, divulgada na sexta-feira. Em primeiro lugar na consulta, o petista João da Costa, que estava acompanhado do prefeito João Paulo (PT) numa caminhada na Zona Norte, avaliou que o resultado já era esperado, mas que a ordem é não se acomodar e tentar liquidar a fatura ainda no 1º turno. O petista perde todas as simulações de 2º turno na pesquisa(registro 035/2008).

“Sabíamos do nosso crescimento, mas confesso que só esperava por isso uma quinzena após o início do guia eleitoral”, confessou João Paulo, que não escondia o entusiasmo. O prefeito creditou a pontuação de seu candidato à estratégia que vem sendo adotada de massificá-lo como o candidato do prefeito do Recife, do presidente Lula (PT) e do governador Eduardo Campos (PSB).

Bem-humorado, o prefeito fez até provocações ao principal adversário do PT, Mendonça Filho (DEM), com quem o partido vem insistindo em polarizar a disputa. “Um repórter me perguntou se o nosso crescimento se dá por conta das caminhadas. Não, porque o outro candidato também caminha e está caindo nas pesquisas”, brincou, em discurso.

João da Costa informou que já sentia que sua candidatura vinha crescendo pela receptividade que tem tido nas andanças pela cidade. “Mas esse resultado não é para a gente se acomodar. Começamos esse jogo perdendo de 2 a 0. Agora, no fim do primeiro tempo, viramos para 3 a 2. E queremos terminar o segundo tempo com 5 ou 6 a 2. Os 31% são uma vitamina para mim, estou mais forte”, comemorou João da Costa.

O candidato do DEM, Mendonça Filho, manteve a postura de não comentar pesquisa. Mas seu vice, André de Paula, analisou os números e destacou a posição de primeiro colocado do petista João da Costa. Creditou o fato ao apoio das três máquinas públicas – prefeitura, Estado e Presidência – mas disse estar confiante de que a eleição será decidida no 2º turno entre Costa e Mendonça. Repetindo uma avaliação já feita pelo próprio candidato democrata, André de Paula minimizou a força do guia eleitoral para alterar o cenário de que a disputa será resolvida numa segunda fase. “Só uma pessoa insana e arrogante pode acreditar que a eleição será decidida no primeiro turno”, provocou.

Carlos Eduardo Cadoca (PSC) comentou seu índice de rejeição, já que ocupa a posição de candidato mais rejeitado segundo a pesquisa. Primeiramente, disse que o percentual (20%) não corresponde aos levantamentos feitos por sua campanha, em seguida, atribuiu o índice ao nível de conhecimento de sua candidatura. “Sou o mais conhecido. Isso também expõe mais”, avaliou Cadoca.

Já o candidato Raul Henry (PMDB) comentou a pesquisa ainda na sexta-feira à noite, quando os números da estimulada foram divulgados no JC On Line. Raul disse que os números não o surpreenderam e voltou a destacar que, com o guia eleitoral, que começa terça-feira, sua candidatura reagirá. “Continuo tranqüilo e apostando que posso reverter esses percentuais com o início do guia. Estamos fazendo um programa bonito e para cima”, assegurou.

Avaliação semelhante foi feita pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que acompanhou Raul numa caminhada pela Várzea. “Isso não importa (Raul com apenas 4% das intenções de voto). Vamos continuar fazendo nossa campanha e andando nas ruas. Deixa começar o guia eleitoral e as inserções, principalmente”, apostou.

Fonte: Jornal do Commercio
Comentários.
Esse mauricinho, vice do DEM, que disse que "só um insano, um arrogante pode acreditar que a eleição vai ser decidida no 1º turno", esqueceu-se de dizer que João Paulo enfrentou a máquina do estado comandada por Jarbas Vasconcelos na eleição anterior e derrotou seu candidato, o atual deputado Cadoca.

Nenhum comentário: