terça-feira, 19 de agosto de 2008

UMA DECISÃO DIGNA DE APLAUSOS

Golpe contra o nepotismo Justiça manda prefeito de Caxias e presidente do Instituto de Previdência demitirem 18 parentes
Helvio Lessa

Rio - O juiz da 4ª Vara Cível de Duque de Caxias, Luiz Alberto Carvalho Alves, determinou ontem a exoneração, em prazo de 24 horas, de 13 parentes do prefeito e candidato à reeleição Washington Reis (PMDB), e de cinco parentes do presidente do Instituto de Previdência de Duque de Caxias (IPMDC), Antônio Batista dos Santos. Segundo a decisão, a nomeação de pelo menos 18 parentes não deixa dúvida quanto à existência do “nefasto nepotismo, que corrompe todos os princípios da administração pública”.
Entre os parentes de Washington Reis, estão a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Daniele Marques Corrêa Reis de Oliveira, e três irmãos do prefeito: Rosenverg Reis de Oliveira, secretário especial, Gutemberg João dos Reis, subsecretário de Obras, e Marcela Greyce Reis de Oliveira de Farias, subsecretária especial. Além deles, figuram na lista dois tios, duas tias, dois primos, uma prima, o sogro e um cunhado do prefeito.
Caso a exoneração não seja cumprida dentro do prazo estabalecido, o juiz determina multa diária de R$ 200 ao agente público. Podendo a pena ser aumentada na “hipótese de não surtir os regulares efeitos”. Ainda segundo o juiz, estão sendo intimados o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores e dirigentes de órgão municipais devem encaminhar, no prazo de 15 dias, declaração de existência de cônjuge, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, que exerçam cargos em comissão ou de confiança, sob pena de prática de falsidade ideológica.Segundo a assessoria da prefeitura, Washington Reis só vai se manifestar após ser comunicado oficialmente da decisão do juiz.
O presidente do IPMDC, Antônio Batista Santos não foi encontrado ontem. No entanto, na ocasião em a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva propôs o pedido de liminar pela prática de nepotismo, Antônio alegou que a denúncia era infundada e que teria apenas um sobrinho ocupando cargo comissionado por indicação dele. Segundo o presidente do IPMDC, outro sobrinho teria sido nomeado pelo prefeito, enquanto a irmã já teria sido exonerada há um ano e a esposa dele teria se desligado em março para concorrer ao cargo vereadora nas eleições. Além disso, um irmão de Antônio não foi indicado, mas teria sido eleito para o cargo de conselheiro tutelar.
PROBLEMAS COM JUSTIÇA E RENÚNCIA
A campanha eleitoral em Duque de Caxias tem sido bastante conturbada. No pouco tempo de campanha, os dois principais candidatos nas pesquisas têm enfrentado problemas para se manterem na disputa. As candidaturas tanto de Washington Reis (PMDB) quanto de José Camilo Zito (PSDB) foram indeferidas, e registros, negados.
Zito também enfrentou problemas com a renúncia do candidato a vice Laury Vilar, quinta-feira, depois da divulgação, na coluna ‘Informe do Dia’, de que o TCE o condenou a devolver R$ 100 mil que teriam sido recebidos a mais quando ocupava o cargo de vereador. Domingo uma plenária da coligação Trabalho e Respeito deve oficializar o nome de Andréia Zito como vice na chapa.

Nenhum comentário: