sábado, 16 de maio de 2009

Premiação de Lula merece capa no El País.



Nele destaca como primeira notícia que não envolve a Espanha, o fato de Lula ter recebido o Prêmio da Paz da UNESCO.

O mesmo prêmio que foi laureado ano passado ao Presidente da Finlândia que também recebeu o Nobel da Paz.

E esse prêmio já antecipou vários outros agraciados com o Nobel, como Jimmy Carter, Yasser Arafat e Nelson Mandela, entre tantos outros.

É o primeiro sul-americano a recebê-lo, e diferente do Nobel, sequer é oferecido todos os anos, apenas quando alguém faz algo realmente considerado relevante para a paz mundial.

Mas a nossa mídia ignorou esse prêmio.

Nenhum portal destaca o fato. Mas nem notinha de rodapé. O anúncio do prêmio inexiste para a nossa mídia golpista.

Saiu apenas em matéria na Agência Brasil, como "última notícia" mas sem ir pra capa e logo pipocou em alguns blogs da mídia alternativa. Mesmo na Agência Brasil, que teme ser taxada de "chapa branca", não colocou o prêmio em destaque até o momento.

Por essas e por outras, nossa grande mídia está merecendo a campanha "TIRAGEM ZERO".

Se eles nos fornecem informação com credibilidade ZERO, a gente também tem que ser capaz de largá-los às moscas nas bancas.

Só assim mudarão. Deixem encalhar. Incentive a todos a largar o jornalão na banca e ir pesquisar notícias na internet. Sem filtros ou crivos dos editores, os censores da verdade, por vezes piores que os censores oficiais do tempo da ditadura militar.

Pois esses atuam em conluio, orquestrados, sem opção. Todos se silenciam quando há uma notícia que desagrade ao "chefe". E essa, detona o chefe em cheio.

O Lula, aquele que a elite julga tão incapaz, é favorito ao Nobel da Paz. Nobel esse que ninguém no Brasil, mesmo da elite cheia de competência, jamais foi capaz de receber. Nem de chegar perto de ganhar (Augusto Boal, também ligado ao PT, foi concorrente ao Nobel da Paz por seu trabalho com o Teatro do Oprimido e inclusive é candidato pós-morte ainda esse ano, também).

Essa notícia é pra gente alastrar ao máximo, porque a mídia já mostrou que terá toda a má vontade do mundo de dar destaque a ela, afinal, é coisa irrelevante.

Link sobre o Prêmio da Paz Félix Houphouët-Boigny, o qual Lula receberá em junho:
http://www.unesco.org/prixfhboigny/index_us.htm

Link para a capa do El País, um jornal mais sério que qualquer portal de notícias brasileiro:
http://www.elpais.com/global/
Sérgio Teles.

Nenhum comentário: