quinta-feira, 10 de setembro de 2009

FAO: Brasil se tornou referência mundial no combate à fome


10/09/2009


O representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura Familiar e Alimentação (FAO) no Brasil, José Tubino, disse que o País se transformou em referência internacional no combate à fome. Segundo ele, isto é verificado com o compromisso dos governos federal, estaduais e municipais ao adotarem programas para assistir aos pobres. "O mundo passa por um estado de desnutrição crônica", alertou Tubino. Ele reconheceu o esforço da sociedade brasileira para combater a fome.

Durante audiência pública realizada na quarta-feira na Câmara para discutir a proposta de emenda à Constituição 47/03 que introduz a alimentação como direito social no Brasil. O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, acredita que o Conselho conseguiu fazer uma campanha positiva que resultou no abaixo assinado com mais de 10 mil assinaturas de apoio à PEC da Alimentação.

"A mobilização popular tem duas grandes vantagens. Primeira, a divulgação do tema. É preciso que a sociedade brasileira debata o tema do direito, avance na direção de incorporar uma perspectiva de direito nas políticas e queríamos também com a campanha mobilizar o conjunto dos deputados", disse.

Eleição


Antes da audiência pública foram escolhidos os vice-presidentes da comissão especial que analisa a PEC da Alimentação. A deputada Emilia Fernandes foi eleita como segunda vice da Comissão. "Faremos todo o esforço para que a PEC esteja no plenário da Casa pronta para a votação, no dia 16 de outubro que é o Dia Mundial da Alimentação", anunciou a deputada. Co-autora do requerimento que solicitou a reunião técnica, a deputada considerou que é preciso que o Brasil se fortaleça como nação que tem compromisso do enfrentamento à pobreza e fome.

www.ptnacamara.org.br

Nenhum comentário: