terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ouro negro em abundância:Petrobras anuncia "altíssima produtividade" em poço do pré-sal


08/09/2009


Folha Online

A Petrobras informou na noite desta terça-feira que um teste realizado em um dos poços da bacia de Santos, informalmente denominado de Guará, foi concluído, constatando "uma altíssima produtividade dos reservatórios com óleo do pré-sal nesta área". A poço fica em águas ultra-profundas.

Segundo a empresa, com os dados obtidos até o momento, pode-se estimar em Guará um volume de óleo recuperável na faixa de 1,1 a 2 bilhões de barris de óleo leve e gás natural, com densidade em torno de 30o API.

"Durante o teste foram constatadas vazões da ordem de 7.000 barris por dia limitada a capacidade dos equipamentos do teste. A estimativa de produção inicial deste poço esta sendo estimada em cerca de 50.000 barris de óleo por dia", informou a empresa.

Ainda de acordo com a Petrobras, com o resultado deste teste de formação, a área de Guará deverá ser priorizada para o recebimento do sistema de produção ora em processo de licitação para o pré-sal da bacia de Santos.

A petroleira informou ainda que o consórcio, formado pela Petrobras (45% e operadora), BG Group (30%) e Repsol (25%), "dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas descobertas nesta área conforme o plano de avaliação aprovado pela ANP". A perfuração de um novo poço nesta área está prevista para iniciar até o final deste ano.

Nenhum comentário: