terça-feira, 12 de agosto de 2008

EU SABIA DISSO

STF concede liminar para Dantas ficar calado em depoimento à CPI do Grampo
Folha OnlineO ministro Joaquim Barbosa, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu liminar nesta terça-feira autorizando o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, a permanecer em silêncio durante depoimento à CPI das Escutas Clandestinas na Câmara. O depoimento está marcado para amanhã.

Hoje, a comissão ouviu o juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, que decretou a prisão de Dantas na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, realizada em julho.Daniel Dantas responde a ação penal por tentativa de subornou a um delegado da PFNa decisão, Barbosa também determinou que Dantas não seja preso nem dê declarações que possam incriminá-lo. O ministro também autorizou que o banqueiro vá ao depoimento acompanhado de um advogado.

A CPI aprovou requerimento de Dantas em julho, por unanimidade. Os deputados pretendem questionar o banqueiro sobre as acusações de que contratou a multinacional Kroll para monitorar autoridades.

O banqueiro também é acusado, com mais dois suspeitos --Hugo Chicaroni e Humberto Braz--, de corrupção ativa por suposta tentativa de subornar um delegado da Polícia Federal para livrar o banqueiro das investigações da Operação Satiagraha.

A operação chegou a prender Dantas, o ex-prefeito Celso Pitta e o investidor Naji Nahas, entre outras pessoas. Mas eles foram soltos e vão responder ao processo em liberdade.
Comentários:

Eu sabia.

Lembrem-se que o Orelhudo disse que no STF e no STJ tudo seria fácil pro lado dele, que o medo dele era de juiz de primeira instância.Evidentemente, ele não diria isso se não tivesse esta força toda.

É vergohonso ver o órgão máximo do Poder Judiciário se prestar para um papel desse, o de defensor de bandido.

Nenhum comentário: