domingo, 19 de abril de 2009

UM VERDADEIRO TALENTO


Publicada em:19/04/2009


SUSAN, A FEIA


Como explicar alguém que nunca viveu em outro lugar a não ser na mesma casa numa aldeota da Escócia, que nasceu com problemas de oxigenação no cérebro o que retardou sua capacidade de aprendizado, que aos 47 anos aparenta ter mais de 60 e que nunca beijou um homem na boca, levar o mundo às lágrimas quando entoou os primeiros acordes da difícil “I dreamed the dream” de "Os Miseráveis", num show de calouros britânico?

Que se cuide a famigerada “Beth, a feia”, fenômeno de seriado televisivo representado em vários países, inclusive no Brasil, com estréia já prevista na Record , porque Susan, que também não tem atributos de beleza, já ultrapassou a fama de Beth, conquistando o planeta com sua simplicidade e modéstia, apesar do tipo físico desengonçado e sem graça.

Susan é daqueles fenômenos que aparecem de vez em quando para acordar a humanidade trazendo alguma mensagem. No caso dela, os mais espiritualistas dizem ter sido um alerta do Universo às frivolidades mundanas dos dias de hoje quando o que conta é a aparência das pessoas, que no caso da escocesa, era a última coisa que podia transformá-la em estrela.

Eles também atribuem à Susan o encargo de ser um anjo de esperança num momento de desespero mundial gerado pela crise quando dezenas de mulheres e crianças são mortas pelos próprios chefes de família que perderam casa, emprego, dignidade e principalmente a sanidade mental.

Com sua voz clara, forte e sem nenhum artifício tecnológico, Susan canta sem fazer esforço, é como se falasse através da música, passando uma mensagem que , talvez nem ela mesma saiba o significado. Uma mensagem de coragem e determinação. Afinal ela viveu a vida inteira na esperança de ser uma cantora profissional. Sua pureza de sentimentos e falta de malícia são tantas que ela, com a maior tranquilidade, disse isso no palco do programa, arrancando gargalhadas do público e dos jurados.

Evidentemente que nem preciso relembrar tudo isso pois todos os detalhes do video passaram a ser conhecidos no You Tube que já teve mais de vinte milhões de acessos. Além disso, Susan já foi capa de revista no mundo todo, manchete de jornais de papel e on line, teve sua apresentação reproduzida em todas as emissoras de TV do planeta, foi entrevistada em noticiários e programas jornalísticos e agora já está na pauta dos mais famosos talk-shows. A presença dela na Oprah está agendada e dizem que Simon Cowel, o jurado durão e produtor de todos os reality-shows musicais já teria convidado Susan para gravar um CD. Tomara. Ela merece estourar nas paradas de sucesso do mundo todo.

Pois é…ficar aqui falando de Susan é dizer o que todo mundo já sabe, ela virou um exemplo de determinação, um ídolo de verdade em meio a tantos fabricados e inventados pela indústria da música. Ela se impôs com um talento indiscutível, desafiando preconceitos e calando a boca dos debochados. Susan Boyle deu um verdadeiro “Olé” nos que vivem por aí promovendo só os “bonitinhos” mauricinhos e patricinhas em detrimento dos verdadeiros talentos.

Susan escolheu cantar “I dreamed the dream” de os Miseráveis onde a personagem Fantine, linda e sedutora, sonhava em sair da vida infernal que levava. Não conseguiu. Susan, ao contrário , não achava sua vida miserável, ela, mesmo feia e desengonçada, só queria ser uma cantora famosa e não há dúvida que já chegou lá!
Leila Cordeiro, Direto da Redação


Fico devendo o vídeo.

Um comentário:

Unknown disse...

não poria melhor as palavras, é tocante até para os mais dos incredulos, não só num nível espiritual , mas material, em que se acha dificil as chances chegarem para os mais pobres e feios, um show da verdade sobre a realidade.