quarta-feira, 15 de abril de 2009

A MAROLINHA JÁ ERA

15/04/2009
Mantega cita recuperação da economia e diz que Brasil já saiu do fundo do poço

da Folha Online

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que a economia brasileira já apresenta sinais de recuperação nos meses de março e abril, o que mostra que o pior da crise já passou dentro do país. As afirmações foram feitas durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

"Houve também aqui no Brasil uma desaceleração da economia no último trimestre de 2008. Porém, em março e abril, eu já vejo sinais de recuperação. Aqui eu posso dizer com mais segurança que o fundo do poço já passou. A fase mais aguda já passou aqui no Brasil", afirmou o ministro.

Mantega disse acreditar que a economia mundial também possa estar saindo do 'fundo do poço", mas afirmou que, nesse caso, ainda pode haver "algumas surpresas", principalmente nas economias desenvolvidas. Para o ministro, ainda falta resolver o problemas dos "ativos tóxicos" --papéis sem valor-- nos quais os bancos dos EUA e Europa investiram.

"Nas últimas semanas houve um abrandamento da crise internacional. O mercado está mais calmo. Talvez nós tenhamos chegado ao fundo do poço e o pior já passou. Mas não garanto, porque podemos ter algumas surpresas.

Em sua apresentação, o ministro adiantou dados sobre a arrecadação federal em março, que será divulgada amanhã pela Receita Federal. No mês passado, a arrecadação bruta federal apresentou o primeiro crescimento, na comparação com o mesmo período anterior, após quatro meses de queda. O aumento foi de cerca de 5%, sem descontar a inflação do período.

Previsão

O Ministério da Fazenda prevê que o país deve fechar o ano com um crescimento de 3% a 4% no quarto trimestre de 2009. A previsão oficial do governo para todo o ano é de uma expansão de 2%.

O ministro apresentou também previsões do banco JPMorgan que mostram uma queda no PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no período) do primeiro trimestre deste ano de 0,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O último dado divulgado pelo IBGE mostrou uma queda de 3,6% no PIB do quarto trimestre de 2008.

"No primeiro semestre deste ano, ainda teremos uma economia menos aquecida, mas no segundo semestre teremos uma aceleração e deveremos terminar no último trimestre com um crescimento de 3%, 4%. Desse modo vamos conseguir em 2009 um crescimento positivo do PIB", disse Mantega.

O ministro afirmou que a recuperação nas cotações dos produtos básicos vem ajudando o setor agrícola, mas que ainda há problemas para os produtores de café e no setor de carnes. Afirmou também que ainda há dificuldade nos setores exportadores, como siderurgia, têxtil e calçados.

Mantega mostrou também os números sobre a recuperação das Bolsas de Valores, no Brasil e nos EUA, e afirmou novamente que esse é um indicador de que o mercado financeiro já saiu do "fundo do poço".

"Em março, o índice Dow Jones [da Bolsa de Nova York] parou de cair e talvez tenha chegado ao fundo do poço. A Bovespa também. E está melhor que o Dow Jones. Já teremos fluxo positivo de capitais em março e abril."

Nenhum comentário: