Sexta-feira, 27 de
setembro de 2013- O
analfabetismo de jovens e adultos vem sendo reduzido no Brasil — passou de
11,5% em 2004 para 8,7% em 2012, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio
(Pnad). Essa redução é ainda mais intensa no Norte e Nordeste, onde estão
localizados os maiores índices de analfabetismo do país. Na faixa de 15 a 19
anos, a Pnad de 2012 registra taxa de analfabetismo de 1,2%, muito inferior à
média geral, o que demonstra a efetividade das políticas em curso para a
educação básica.
Ao longo da última
década, o Ministério da Educação construiu uma política sistêmica de
enfrentamento do analfabetismo. O programa Brasil Alfabetizado é uma ação do
governo federal desenvolvida em colaboração com estados, Distrito Federal e
municípios. O programa garante recursos suplementares para a formação dos
alfabetizadores; aquisição e produção de material pedagógico; alimentação
escolar e transporte dos alfabetizandos. Prevê, ainda, bolsas para alfabetizadores
e coordenadores voluntários do programa.
Entre 2008 e 2012,
6,7 milhões de jovens e adultos foram beneficiados pelo Brasil Alfabetizado, o
que representou investimento de R$ 1,4 bilhão.
É importante
destacar que, para uma ação efetiva, a alfabetização deve estar integrada a uma
política de educação de jovens e adultos, para que os estudantes deem
continuidade a seu processo educacional.
A inclusão da
educação de jovens e adultos no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da
Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi um
passo importante nesse sentido. Além disso, foi ampliado o financiamento para
abertura de novas turmas de educação de jovens e adultos, com foco nas
populações do campo, quilombolas, indígenas, egressos do Brasil Alfabetizado e
pessoas em privação de liberdade.
Variações — Na
análise dos dados da Pnad deve-se considerar a dificuldade de identificar
variações significativas no intervalo de um ano para outro, consideradas a
metodologia usada e a natureza do fenômeno medido. Nesse caso, a análise da
série temporal apresenta uma visão mais adequada do fenômeno em questão.
O Ministério da
Educação monitora com atenção os dados de evolução do analfabetismo no país e
dará continuidade aos esforços no sentido de romper com o ciclo de produção do
analfabetismo.
Assessoria de
Comunicação Social-MEC
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